-
Saúde
-
Fotos
-
Localização
-
Contatos
Agricultores de Palmeira dos Índios firmam parceria com a CPLA
Os avanços que o Programa Alagoas Mais Leite, do governo estadual, está levando aos pequenos agricultores do estado são incontestáveis. E a garantia da compra da produção desses agricultores é o que mais anima comunidades inteiras. Na última semana, a comunidade de São Bonifácio, em Palmeira dos Índios, recebeu dois tanques de resfriamento de leite e firmaram parceria com a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) para o beneficiamento do alimento.
A solenidade contou com a participação do prefeito do município, James Ribeiro, que destacou os benefícios da parceria. “A CPLA está fazendo um excelente trabalho para o desenvolvimento do pequeno agricultor. Aqui em Palmeira o maior desafio é acabar com o papel do atravessador que termina levando vantagem na comercialização do produto. Hoje esses agricultores terão preço justo por sua produção”, frisou Ribeiro.
Além de preço justo a parceria com a cooperativa vai levar assistência técnica ao produtor. O diretor-presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, anunciou que vai incluir agricultores da região na primeira etapa do Programa Balde Cheio, desenvolvido pela unidade. O recurso, que já foi garantido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), deve ser liberado ainda este mês.
A maior queixa dos agricultores familiares da região é com o preço. Um levantamento feito pela administração do município constatou que os atravessadores pagavam até R$ 0,60 pelo litro do alimento. “Estamos trabalhando pela valorização da agricultura familiar e através do Programa do Leite pagando até R$ 0,76 por litro. No povoado Bonifácio isso irá representar pelo menos um ganho de 20%”, revelou Monteiro.