Compartilhe



20/09/2018 12:24:41

RECONHECIMENTO

CPLA  registra rebanho da agricultura familiar em entidade da raça

A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA)  iniciou na última terça-feira, 18, o trabalho de registro de animais da agricultura familiar  junto a Associação  Nacional da Raça Girolando. 

O feito vai certificar o rebanho com com o grau de reconhecimento  genético presente entre os animais dos associados da CPLA.  O trabalho  consiste no registro  da identidade dos animais a  partir do reconhecimento genealógico, caracterização da raça e aplicação do brinco de identificação.

Segundo o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, a meta é registrar todos animais  com atributos para o reconhecimento.  “A cooperativa está cumprindo sua missão de abrir espaços ao pequeno produtor. Com o rebanho reconhecido,  facilita-se o direcionamento da produção e o prejuízo com animais de baixa expressão produtiva", disse Monteiro.

A primeira rodada de  registro aconteceu na Associação Capelinha, em Major Isidoro, onde foram registrados 30 animais. O bom trabalho e a organização na produção animal  desenvolvida pelos produtores da CPLA surpreendeu ao zootecnista e técnico da Girolando,  Thiago Almeida.

“ Parabenizo a cooperativa  pelos animais de cada rebanho que visitei. Tivemos experiências bem produtivas,  sendo com certeza o ponta pé desse grande trabalho que vamos desenvolver juntos”, comentou Almeida.

Em 2017, a CPLA conseguiu  se associar à Associação Girolando com objetivo de desenvolver a genética entre a agricultura familiar. 

-
CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300