Compartilhe



25/05/2018 10:10:44

AGRICULTURA FAMILIAR

Torneio leiteiro da agricultura familiar  demonstra força dos pequenos produtores da CPLA

Os torneios leiteiros da agricultura familiar da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) continuam a rodar o estado levando experiências produtivas e conhecimento lactação do rebanho leiteiro. No último fim de semana, de 17 a 19 de maio, Jacaré dos Homens recebeu o evento, sediado na Associação dos Produtores de Leite de Pau Ferro.

Os resultados da participação da agricultura familiar superaram as expectativas tendo em vista que foi o primeiro torneio da Associação. No total, 14 produtores participaram da disputa. A média de produção girou em torno de 25 quilos por dia.

De acordo com  a produtora da CPLA, Quitéria Andrade,  a realização do primeiro torneio demonstra o potencial. “Nos sentimos forte em provar nossa vocação para produção leiteira de quantidade e qualidade. Além de tudo, mostramos a força da união no cooperativismo para manter nossas famílias”, comentou a produtora.

O momento de confraternização também representa a reafirmação na agricultura familiar na cadeia produtiva do leite de Alagoas, conforme avaliação do técnico da CPLA, Wanderlan Santos. “O torneio da agricultura familiar se consolidou como espaço que apresenta o valor do leite produzido entre os pequenos produtores que buscam maior valorização do seu leite produzido com tanto sacrifício”, chamou atenção.  

A festa do leite na comunidade foi  brindada com premiação da vaca “Baixinha”, pertencente ao cooperado Dal Lopes,  como grande vencedora da competição pela produção de 78 quilos. Produtores foram premiados do 1º ao 4º lugar, com equipamento agrícola, kits de ordenha, baldes e produtos de utilidade agropecuária.

  O Torneio Leiteiro da Agricultura familiar avaliou a produção de fêmeas nas categorias novilhas e fêmeas adultas em quatro séries de ordenhas, sendo duas na sexta-feira (18)  e mais duas no sábado (19).

Calendário

O calendário segue na próxima quinta-feira, 31, novamente em Jacaré dos Homens. Desta vez o Torneio da Agricultura Familiar desembarca na Associação de Produtores de Leite da Zona Urbana de Jacaré dos Homens. As atividades seguem até o sábado, 2 de junho. O primeiro esgoto acontece

As edições dos torneios realizadas pela CPLA contam com a inciativa de Associações apoiadas pelas prefeituras municipais, gestores de agricultura e governo de Alagoas  como apoiadores.

sediado na Associação dos Produtores de Leite de Pau Ferro.

Os resultados da participação da agricultura familiar superaram as expectativas tendo em vista que foi o primeiro torneio da Associação. No total, 14 produtores participaram da disputa. A média de produção girou em torno de 20 quilos por dia.

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300