Compartilhe



15/02/2018 15:38:48

EM BRASÍLIA

CPLA  busca apoio da bancada federal para  continuidade do Programa do Leite e abertura da UBL 

Cooperativa participou  de audiência com parlamentares de AL, em Brasília/DF, para tratar de orçamento do Programa do Leite e fortalecimento do setor

Com um plano de negócios em mãos  que prevê a geração de  560 empregos diretos e  20 mil  indiretos de um lado e a continuidade do Programa do Leite de outro, a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) foi em busca  de apoio da bancada federal de Alagoas, em Brasília/DF, nesta quarta-feira,7, para tratar os rumos da produção leiteira na agricultura familiar em 2018.

Representando os interesses de mais de 4 mil famílias que trabalham com o leite, os dirigentes da CPLA, Aldemar Monteiro e Fernando Medeiros, estiveram  em audiência  com o ministro Marx Beltrão, governador Renan Filho, senador Fernando Collor e deputado federal,Givaldo Carimbão, para discutir a estruturação  do setor  e o planejamento orçamentário do Programa junto ao governo federal para 2018.

“Hoje, diante de nossa realidade, o Programa do Leite, mais do que nunca, precisa ser abraçado pela classe política. O Programa vem operando com dificuldades pelos cortes consecutivos no orçamento, deixando refém milhares de produtores que confiam  no Programa para se manter”, disse o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro.

Durante o encontro, os líderes alagoanos traçaram a equação orçamentária com base na expectativa econômica do governo federal e confirmação de aporte de recursos acenada pelo governador Renan Filho.  O ministro Marx Beltrão,  padrinho do Programa em Brasília/DF, se colocou a disposição para tratar a causa junto ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Uma audiência com o ministro Osmar Terra já se encontra marcada para logo depois do carnaval. 

“A gente vem de um ano com muita dificuldade e Alagoas não pode deixar de ter um programa como esse, que combate a mortalidade infantil, deixa a gestante mais segura; as crianças e idosos com o alimento do leite garantido. Em 2017, conseguimos a liberação de recursos iniciais de R$ 22 milhões e depois mais R$ 7 milhões. Vamos trabalhar para melhorar o orçamento e manter o pagamento em dia, pois esse programa tem uma relação muito forte com nosso desenvolvimento social”, pontuou o ministro Marx durante reunião.

UBL

Vetor da revitalização da  cadeia produtiva do leite e derivados, com a possibilidade  de integração entre outras cadeias produtivas agroalimentares,  o projeto de modernização e adequação da Unidade de Beneficiamento do Leite (UBL), entregue aos parlamentares por meio de plano de negócio levantado pela Federação das Indústrias de Alagoas (FIEA) e Senai/AL, também foi tema da audiência  com a bancada em Brasília/DF.

 “Acreditamos que a estruturação do setor leiteiro em Alagoas  hoje passa por esse projeto da fábrica da CPLA. Hoje temos mais de 5 mil pequenos pecuaristas que têm vacas no seu quintal e precisam escoar  o leite para  juntar sua renda. Toda classe política também precisa voltar o olhar para esse apelo da UBL, afinal estamos tratando de uma âncora com capacidade de aumentar em 500% a produção do agricultor em cinco anos”, explicou o líder da CPLA, Aldemar Monteiro, aos parlamentares de Ala

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300