Compartilhe



07/08/2017 13:29:31

TORNEIOS LEITEIROS

CPLA e Associações abrem temporada de Torneios Leiteiros 

Iniciativa fomenta a produção leiteira para obtenção de maior volume produtivo

Trabalhando em prol do fortalecimento da Cadeia leiteira, e em parceria com as Associações de Produtores de Leite e municípios, a Cooperativa de  Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) abre a temporada  de Torneios Leiteiros do segundo semestre na próxima quinta-feira, 17, em Jacaré dos Homens.

As Associações do Povoado Caititu e Pau Ferro realizam a 14º edição do Torneio Leiteiro na comunidade e inauguram a sequência das competições.  Para esta edição, está sendo aguardada a participação de 20 fêmeas leiteiras, nas categorias novilhas e adultas.  A disputa acontece em três dias de atividades, de 17 a 19 de agosto, com premiações em troféus para os três primeiros colocados.

Além de mensurar a força produtiva das comunidades leiteiras, segundo o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, com a realização de Torneios Leiteiros é possível compartilhar experiências bem sucedidas e levar maior conhecimento para o sistema de produção leiteiro.

“Apesar da face festiva e irreverente, a Cooperativa se encarrega de  transmitir maior conhecimento para alavancar a produtividade. É sempre válido e importante ressaltar cuidados com segurança e qualidade do leite, além de orientação sobre  manejo eficiente,  formação de forragem e  higienização”,  adiantou. 

Na oportunidade, Técnicos da CPLA irão ministrar palestras sobre “Boas práticas na ordenhar” e irão demonstrar o processo padrão de coleta do leite. Também serão distribuídos entre os vencedores kits de ordenha, higienização e recipientes que recebem o leite na ordenha. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura de Jacaré dos Homens, Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri/AL), Emater/AL e Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (ADEAL). 

Calendário

O calendário de Torneios Leiteiros continua, em  Major Izidoro, com a realização do 12º Torneio Leiteiro da Associação de Produtores de Capelinha .  A  competição acontece no período de 24 a 26 de agosto. A programação conta com palestras e distribuição d kits de ordenha com seringa descartável; escova, recipientes, mangueira e baldes para higienização do animal; caneca para teste de mastite; baldes de 10 e 50 mililitros para armazenar o leite e peneira para coá-lo.

"Os grupos estão cada vez mais fortalecidos e organizados em gestão, com um trabalho compacto mirando e em constante aperfeiçoamento à inserção de tecnologias de produção, genética animal que  injete maior produtividade ao rebanho”, ressaltou  o presidente da CPLA.

 

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300