Compartilhe



27/07/2011

Cadeia produtiva do leite entrega carta à presidenta Dilma Rousseff

 

O Programa Social do Leite em Alagoas vem mudando a realidade de inúmeras famílias na área rural e urbana do estado. Esse ano o governo do estado junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) já conseguiu ampliar de 63 para 80 mil litros de leite  beneficiando milhares de agricultores familiares. Em função dessa conquista, os quase 200 pequenos produtores da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) entregaram uma carta de agradecimento a presidenta Dilma Rousseff, que esteve em Arapiraca na última segunda-feira.  

Mas o agradecimento foi acompanhado de uma reivindicação. Os produtores alagoanos cobraram da presidenta o compromisso de dobrar o Programa do Leite em 2012. No estado do Ceará, por exemplo, o Programa começou com 50 mil litros de leite dia passou para 90 mil este ano e a partir de janeiro de 2012 vai para 150 mil litros de leite. E esse crescimento se repete em outros estados do Nordeste.

Para Aldemar Monteiro, presidente da CPLA,  a posição socioeconômica de Alagoas deve ser levada em conta. O Programa do Leite beneficia o pequeno agricultor, pagando um preço justo pelo produto, e as famílias carentes da área urbana garantindo o alimento saudável e nutritivo as pessoas que vivem na linha da pobreza.

“Estivemos em Arapiraca com faixas e cartazes para mostrar a força do pequeno produtor alagoano. Dilma veio a Alagoas lançar o ‘Plano Brasil Sem Miséria’ que tem tudo a ver com o desenvolvimento da cadeia do leite e nós lutamos para que o desenvolvimento seja contínuo”, declarou Monteiro.

O governo do estado através da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri/AL) e do Programa Alagoas Mais Leite tem sido responsável por muitas conquistas no setor. Através da doação de tanques de resfriamento e caminhões tanques o leite do agricultor que mora na zona rural de Batalha, por exemplo, chega ao laticínio mais próximo, é pasteurizado, e entregue as famílias carentes.

“É uma corrente que precisa do empenho de todos. A CPLA tem buscado apoio federal para a ampliação do Programa do Leite e a Seagri também. Sabemos que as maiores beneficiadas são as famílias de baixa renda, sejam elas do campo ou da cidade. É um caminho para tirar Alagoas desses índices tão tristes”, salientou presidente da CPLA.   

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300