Compartilhe



29/08/2016 15:24:08

TORNEIO

Torneio Leiteiro da Associação Bom Caradá  estimula produção local

Povoado com  aproximadamente 100 famílias, localizado no município de Traipu, a comunidade  Bom Caradá realizou, apoiado da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), seu primeiro Torneio Leiteiro. Em tom de confraternização e grande encontro de produtores associados, o torneio aconteceu na última sexta-feira, 26, e contou coma disputa de 6 vacas pelo primeiro lugar nas ordenhas.

“Nosso grande objetivo é estimular a produção com excelência. Foi uma experiência muito boa para potencializar o volume de produção e fortalecer nossa associação”,  comentou a presidente da Associação, Marli Santos Silva. Ele conta que a primeira edição serviu como teste para os próximos anos: "vamos tentar fazer um torneio por ano em períodos mais regulares de produção. Já estamos pensando no Torneio de 2017", emendou.

A Associação Bom Caradá possui cerca de 40 produtores responsáveis por abastecer os dois tanques da comunidade, que comportam quase 5 mil litros. Em tempos de mercado e preço equilibrado, a comunidade já atingiu o percentual produtivo de 900 litros/dia. “Já estamos nessa luta e produzindo leite há mais de dez anos. Evoluindo, aprendendo e investindo, conseguimos com a força da união ser uma associação importante e eficiente para o produtor”, comentou o diretor Damião Gomes dos Santos.

O  presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, fez questão de prestigiar o Torneio e destacou a força do povo de Bom Caradá. “São produtores que cresceram bastante e que estão sempre empenhados em  buscar mais recursos e investimentos para produzir mais. Forte e engajados, esses produtores são sempre participativos e tem contribuído bastante para nossa cooperativa”, comentou.

Conhecimento

 

Além das séries de ordenhas, os produtores assistiram a uma palestra, com o técnico agrônomo da CPLA, Glauco Yves, sobre o uso correto do material de ordenha, dicas sobre manejo, higienização e cuidados com animais no período de lactação.  Os produtores vencedores do 1º Torneio Leiteiro Bom Caradá levaram para casa premiações em sacos de ração, kits de ordenha e higiene para o gado leiteiro. 

Com toda comunidade envolvida, para além da produção de leite da agricultura familiar, o Torneio Leiteiro foi uma grande festa para as famílias do Bom Caradá. Por  lá, a produção de leite e agricultura são as principais fontes de renda das famílias. 

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300