Compartilhe



24/08/2016 09:27:23

INDÚSTRIA DO LEITE

Reunião na CPLA discute medida para barrar regras da IN 26

Instrução Normativa (IN) 26  autoriza que indústria resconstituição do leite em pó para produção de leite longa vida e pasteurizado

Em vigor desde 21 de julho deste ano, a Medida Normativa (IN) de número 26, do Ministério da Agricultura e Pecuária e Abastecimento (Mapa) autoriza indústrias de laticínios  da área da Sudene a reconstituir do leite em pó para a produção do leite UHT e pasteurizado como instrumento  para minimizar os efeitos da crise no mercado leiteiro.

Com impacto negativo  sobre a cadeia produtiva alagoana, já afetada pela alta dos preços dos insumos e custos de produção,  produtores, instituições, entidades do segmento e Estado se reuniram nessa segunda-feira,22, para discutir alternativas que barrem a validade dessa medida ou que imponham restrições.  A  IN 26 possui validade de um ano.

Segundo o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, há uma certa discrepância sob o ângulo do produtor com relação  a competitividade  e produção interna: “com pouco mais de 30 dias já sentimos o quanto isso pode impactar nossa cadeia negativamente. Um segmento que já vem sendo afetado diretamente pelos efeitos da seca, desestabilidade econômica e alta dos preços dos insumos não tem como lutar contra mais esse problema”, comentou.

Em defesa dos pequenos produtores, por mais justiça nos dois lados da balança, entidades como Sindleite, CPLA, Federação da Agricultura e Pecuária (Faeal) e Secretaria de Estado da Agricultura, por meio do secretário Alvaro Vasconcelos, irão levar a pauta ao ministro a Agricultura, Blairo Maggi, para pedir revisão ou até novas regras.

Febre aftosa

Além da discussão da IN26, o encontro também avaliou a proposta de exclusão dos animais acima de 24 meses na segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa. 

 
CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300