Compartilhe



29/03/2016 13:05:29

DICAS

CPLA: Saiba como melhorar a gestão financeira de sua associação


Muitas são as queixas vindas das associações de produtores de leite quando o assunto é gestão. O cooperado vez ou outra é surpreendido pelo saldo tímido e baixa margem de lucro no fim do mês, mesmo a produtividade sendo a mesma. Os indicadores apontam que sem um controle de gestão financeira, torna-se quase impossível escapar da baixa nos rendimentos.


Isso tem pesado diretamente no bolso de alguns produtores de associações que demonstram dificuldade em rodar seus planos de negócio. A diretoria da CPLA tem detectado tal deficiência em seu quadro de associações em algumas das 80 associações cooperadas. As principais dificuldades estão justamente no controle de gastos, despesas e custos com manejo e nutrição animal.


 Segundo o diretor Gustavo Ramos, apesar do estatuto prever todas as exigências de plano de gestão, os produtores ainda esbarram em dificuldades de estimular o crescimento nas receitas. “Não adianta produzir muito leite, ser eficiente tecnicamente e o produtor não ganhar dinheiro. Umas das principais orientações que repassamos é estabelecer prioridades e ajustar os custos da produção em comparativo aos ganhos”, observou.


Sem segredo


O teor econômico ganha status de positivo quando, segundo Gustavo, os líderes passam acompanhar com mais veemência suas unidades produtivas: “Não há segredo. Basta estabelecer uma rotina de reuniões, de apreciação de demandas e instalar uma política de transparência que as questões tendem a melhorar”, orienta.


Faz parte dos planos da CPLA propor uma rotina de capacitação semanal para qualificar os presidentes e diretores de associações no aspecto gestão. O presidente Aldemar Monteiro, explica que  o programa terá um modelo exclusivo para agricultura familiar de produção leiteira. 


“A produção de leite possui suas particularidades e não pode ser guiada assim como uma receita de bolo. A dificuldade é normal, principalmente no que diz respeito a organização. A intenção é organizar melhor, tratando também da importância documental, legislativa e financeira”, alertou.


Dicas 

A equipe técnica da CPLA elencou algumas dicas exclusivas para o produtor de leite de pequeno porte.  Para uma boa gestão das Associações de Produtores de Leite são  imprescindíveis:


 -Estabelecer uma rotina de reuniões mensais;

- Cumprimento de metas coletivas de produção;

- Apresentação de relatório mensal para levantamento de demandas;

-Impor a cultura da transparência, apresentando números da atual administração para prestação de contas ;

- Orientar aos associados a aderir ao modelo do “fazer mais com menos” – produzir de modo sustentável com retenção de gastos, despesas e custos;

- Manter foco no desenvolvimento conjunto da associação;

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300