Compartilhe



30/12/2015 12:50:10

BEM-VINDOS

CPLA inaugura associação de produtores de leite e leva esperança ao povoado Barreiro 2
 
A partir de 1º de janeiro de 2016 um novo grupo de produtores de leite passará a integrar o quadro de associados da CPLA. Trata-se dos 22 pequenos produtores de leite do povoado Barreiros 2,  localizado na zona rural do município de Batalha. Com uma média de produção acima de 2 mil litros/dia, a associação, inaugurada no último dia 23, irá contar com todos benefícios oferecidos pela CPLA.
 
Uma das conquistas iniciais é a garantia do preço do leite que  passará a ser comercializado a R$ 1,14. Antes o mesmo litro era vendido a R$ 0,85 via atravessadores. Para o presidente da Associação dos Produtores de Leite Barreiro 2, Bruno Silva,  a esperança volta a reinar entre a comunidade leiteira: "mesmo  com as baixas  condições estruturais, seca e até falta de energia, ainda resistimos e encontramos um caminho a seguir no próximo ano para que o produtor não desanime", disse.
 
Os produtores de Barreiros 2, além de receberem o preço justo pelo leite coletado diariamente, também irão contar com fornecimento de ração, inscrição no Programa do Leite e Plano de acompanhamento técnico assistencial da CPLA. 
 
Organização
 
Segundo o presidente Aldemar Monteiro, de início, os produtores também terão consultorias para melhorar a organização produtiva do grupo. "Daqui para frente a expectativa é que a dinâmica seja outra para eles. Vamos ajudar a organizar a parte burocrática, desempenho produtivo dos animais e levantar o potencial da comunidade, além de claro, eliminar a figura do atravessador, fixando a coleta e venda do leite com preço justo", ressaltou. 
 
A equipe técnica da CPLA deve, dentro de 30 dias, preparar a logística de instalação de tanques de armazenamento para otimizar no processo resfriamento e conserva do leite produzido pela Associação. Atualmente a cooperativa conta com 92 associações, cerca de 4 mil produtores e 30 mil famílias sendo beneficiadas com o fornecimento de  leite produzido pelo pequeno produtor.
 
CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300