Compartilhe



07/12/2015 14:28:00

TORNEIO LEITEIRO


Produtores da CPLA mostram potencial de vacas e novilhas em Torneio Leiteiro do Povoado Ribeira 
 
Com aproximadamente 30 produtores de leite em atividade, o Povoado Ribeira, no município de Jacaré dos Homens,  apesar de pequeno, já produz 3 mil litros de lite ao dia. Os criadores comprovaram sua força, durante a realização do 2º Torneio Leiteiro do Povoado Ribeira, realizado entre os dias 3 a 5 de dezembro. A competição atraiu 15 produtores e avaliou 19 animais, nas categorias fêmeas adultas e novilhas. 
 
Todo potencial dos produtores e de seus rebanhos foram colocados à prova  com a realização de quatro ordenhas, durante três dias de evento. O presidente da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro, e o secretário de Agricultura de Alagoas, Alvaro Vasconcelos, prestigiaram o evento na última sexta-feira,4. Na oportunidade, além de conferir a produção leiteira da competição, os dois selaram a entrega de miniforrageiras para os produtores. 
 
Para Monteiro, a CPLA tem conseguido atingir seu objetivo principal que é fomentar a inclusão produtiva  da agricultura familiar e do pequeno produtor leiteiro. "A comunidade tem mostrado seu trabalho, possui um potencial fantástico e conseguiu se estruturar por meio do trabalho de acompanhamento técnico. Isso é muito importante para que não possamos perder esse dom que essa região tem em potencial por falta de condições e crença na atividade",  ressaltou. 
 
A performance dos participantes do Torneio Leiteiro e a produção potencial da comunidade também surpreendeu o secretário Álvaro. "Um trabalho muito eficaz está sendo realizado nesta comunidade quilombola. Aqui, já temos projeto de melhoramento genético, animais fruto de melhoramento genético e emprego garantido. Mas, já estamos dando um grande espaço em ter um meio de troca de informação, acesso a tecnologia e genética durante o evento", reconheceu o secretário. 
 
Potencial
Entre os animais de destaque do evento, a do produtor Sebastião Silva,  esteve a fêmea adulta MOGNA entre uma das que mais produziram  no concurso, com 19 litros captados e primeiro lugar na primeira ordenha. "A gente faz um trabalho de preparação, com manejo e dieta balanceada para conseguir tirar maior quantidade de leite. Além do leite a gente trabalha com orientação dos técnicos, que nos instrui a administrar bem a ração do animal e se é precisa estimular com suplementos e medicação", informou. 
 
O clima de confraternização tomou conta do evento com o encerramento e entrega dos prêmios aos vencedores pelo, entregues pelo presidente da Associação dos Produtores de Leite do Povoado Ribeira (APLeite), Antônio Marcos Alves de Melo, na noite do último sábado, 5.
CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300