Compartilhe



16/06/2015 11:51:37

TÉCNICA

Produtores da CPLA são capacitados para inseminar bovino leiteiro

 

Mais uma turma de produtores cooperados da CPLA iniciou o Curso de Inseminação Artificial em Bovinos, promovido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) em convênio com Sernar/AL. As atividades tiveram início na manhã desta segunda-feira,14,  na sede do IFAL, em Batalha.

 Em sua terceira turma de 2015, o curso prepara o produtor para realizar em sua própria fêmea, a técnica de inseminação artificial e agregar valor na produçã. O objetivo do curso é ampliar a capacidade de produção das futuras gerações de fêmeas das propriedades dos agricultores familiares.

 De acordo com o médico veterinário da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Adeal), ministrante do curso, Rogério Madeiro, as aulas permanecem acontecendo em etapas teóricas e práticas, com avaliação final no último dia de curso. “Utilizamos metodologia de ensino com o recurso de laminas de slides, onde mostramos, na parte teórica, uma introdução à inseminação, abordando vantagens e aplicabilidade. Em seguida algumas técnicas são repassadas para o criador alcançar seus objetivos”, informou.

 Também faz parte da programação uma visita à  propriedades no município de Batalha que já utilizam inseminação para potencializar o rebanho. Com  conhecimento adquirido, em seguida, os produtores partem para prática  e realizam inseminações.

 Os produtores aprovados no teste de inseminação, a ser realizado na próxima sexta-feira,19, recebem o certificado de aptidão para realização de inseminação. 


CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300