Compartilhe



12/05/2015 11:29:18

CONHECIMENTO

CPLA participa de seminário e reforça conhecimento na industrialização de lácteos

A equipe da Cooperativa de Produção Leiteira (CPLA) esteve em Foz do Iguaçu, no Paraná, na última quinta-feira,7, participando do 5º Seminário Técnico Dairy Quality Day. A comitiva trouxe na bagagem extenso conhecimento sobre processamento, controle de qualidade do leite e legislação geral de industrialização do produto derivado lácteo.

 Além de parâmetros para uma fabricação uniforme, baseado em métodos modernos de alta tecnologia de produção, segundo o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, a experiência confirmou a previsão do projeto da CPLA em reativar a fábrica de forma alinhada aos altos padrões. “Reforçamos boa parte do que nosso projeto já previa, no que se refere a mercado e legislação de embalagem, um dos temas mais discutidos no setor. Conseguimos absorver amplamente as questões técnicas de controle de qualidade desde a captação do leite, o padrão nas unidades de resfriamento até as últimas medidas de embalagem”, aponta.

 Os objetivos de buscar fornecedores e equipamentos que ajudem a reativação da planta antiga da Unidade de Beneficiamento do Leite, segundo Monteiro, também foram alcançados. “Estamos com um projeto minucioso que precisa de cautela em suas medidas. Precisamos de tecnologia de produção para nos adequar  qualidade do produto final”.

 Equipamentos

 A apresentação de modernos equipamentos multifuncionais que realizam testes rápidos também chamou atenção: “é importante adquirir equipamentos que funcionam até com um mini laboratório na análise da matéria-prima, fornecendo o percentual de acidez, resfriamento, entre outros. Precisamos trabalhar com o que o mercado oferecer de melhor, claro que de acordo com nossos objetivos”, pontuou. 

Além da rica experiência, a comitiva da CPLA traz para Alagoas o especialista em Italo Tuler, da Universidade Federal de Viçosa, em breve.  O especialista ministrou durante 5º Seminário Técnico Dairy Quality Day a palestra “Efeito da qualidade do Soro para a produção de Soro em pó e concentrada. 

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300