Compartilhe



19/09/2014 16:20:37

ASSOCIATIVISMO

CPLA realiza capacitação de produtores em Maragogi para uso de Tanque de Armazenamento de Leite

Fortalecer o Associativismo estimulando a produção leiteira de qualidade está entre as prioridades da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA). Dessa forma, a entidade promoverá na próxima quarta-feira, 24, a partir das 10h, uma capacitação com produtores de leite do Assentamento Massangano, em Maragogi.

O treinamento será realizado para que os produtores possam utilizar da forma correta o tanque de armazenamento de leite instalado pela CPLA no mês agosto. A capacitação será ministrada por técnicos da Cooperativa e serão repassados os procedimentos sobre as práticas que antecedem a colocação do leite produzido no tanque, que tem capacidade total para dois mil litros.

Segundo Glauco Yves, do departamento técnico da CPLA, os procedimentos preliminares envolvem a verificação da presença de acidez no leite, presença de água, entre outras inconformidades que podem afetar a produção, se armazenados no tanque de armazenamento juntamente com o líquido de outros produtores.
“Esse controle sobre a qualidade do leite é primordial para que a produção mantenha um alto nível de qualidade. Os produtores irão observar todos os métodos e esclarecer dúvidas para que possam aplicá-los de forma adequada”, acrescentou Yves.

A instalação do tanque de armazenamento beneficia cerca de 180 famílias de assentados que se encontram na Relação de Beneficiários (RB) do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) em Alagoas. A ação atende ao Grupo de Famílias de Cooperação Agrícola que além do Assentamento Massangano, é formada por mais sete assentamentos. São eles: Junco, Itabaiana, Água Fria, Nova Jerusalém, Mangebura, Buenos Aires e Costa Dourada.

Todo o leite produzido pelos assentamentos será coletado pelo Laticínio Saúde, que fica no município de São Luiz do Quitunde. Os produtores estimam que com o funcionamento do tanque, a produção de leite aumente em 100 por cento na região. Atualmente são produzidos cerca de 400 litros de leite por dia e essa produção passará a ser de 800 litros/dia. 

Com o funcionamento do tanque, os agricultores familiares produtores de leite, além de aumentar sua produção, estarão aptos a participarem do Programa Social do Leite. Essa é mais uma forma da CPLA incentivar os Agricultores Familiares no desenvolvimento da sua produção.
CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300