Compartilhe



16/08/2014 18:53:26

MELHORAMENTO GENÉTICO

CPLA investe na cadeia produtiva de leite em Alagoas

Programa de melhoramento genético visa fortalecer o pequeno produtor com o apoio da CPLA

Com o objetivo de desenvolver a produção leiteira de Alagoas, através do melhoramento genético do rebanho de produtores familiares de diversas regiões do Estado, a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) inicia mais uma etapa do projeto de “Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Leite em Alagoas”.

O projeto, incluso no Programa Alagoas Mais Leite, do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário (Seagri), e da consultoria tecnológica do SEBRAE Alagoas, irá propiciar aos agricultores familiares envolvidos no Programa Social do Leite, a melhoria da qualidade genética do rebanho.

Durante dois meses, Glauco Yves e Gustavo Ramos, Coordenadores técnicos da CPLA no Programa, juntamente com, Marcílio Guarnieri representante da In Vitro Nordeste, laboratório responsável pela inseminação, realizaram visitas a produtores rurais em todo o estado interessados em participar do programa. A realização de exames para comprovar a saúde do animal, além do preenchimento do termo de interesse foram pré-requisitos para a aceitação dos produtores.

As transferências já estão sendo realizadas. Segundo Marcílio, os gados de produtores das cidades do Sertão já receberam as transferências e até o final de agosto todo o procedimento será finalizado. “Após a finalização das transferências, as vacas serão avaliadas para verificar se a inseminação aconteceu. Caso não tenha acontecido, faremos um novo processo de transferência”, disse.

Adquiridos pela CPLA, as prenhezes serão financiadas para os produtores, que terão um prazo maior para pagar e um custo benefício melhor, uma vez que tiveram todo o acompanhamento para verificar as condições do gado a receber os embriões. Ao todo, 300 prenhês serão realizadas através da parceria dos produtores e associações com a CPLA.

“Deste modo, concluímos o nosso cadastro atingindo a meta proposta para o ano de 2014, na promoção do melhoramento genético do nosso rebanho, aumento da produtividade e rentabilidade dos negócios de nossos agricultores familiares”, concluiu Glauco Yves.

Criadores de 20 municípios do Estado foram contemplados. Abaixo você confere a relação dessas cidades e a quantidade de prenhês em cada uma delas:

Major Izidoro  =  17 prenhês

Batalha  = 25 prenhês

Belo Monte  =  10 prenhês

Jacaré dos Homens  = 23 prenhês

Jaramataia = 10 prenhês

Mar Vermelho = 37 prenhês

Cajueiro = 10 prenhês

Craíbas  = 16 prenhês

Cacimbinhas  = 10 prenhês

Piaçabuçu   = 10 prenhês

Igreja Nova = 21 prenhês

São Sebastião = 10 prenhês

Junqueiro = 7 prenhês

Colonia de Leopoldina = 20 prenhês

Ibateguara = 10 prenhês

Porto Real do Colegio  = 20 prenhês

Paulo Jacinto =  14 prenhês

Quebrangulo = 12 prenhês

Limoeiro de Anadia = 3 prenhês

Traipu = 15 prenhês

TOTAL = 300 prenhês
CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300