Compartilhe



11/06/2014 18:26:26

EMBRIÕES

Propiciar o desenvolvimento da produção leiteira do estado, através do melhoramento genético do rebanho. É esse o objetivo da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), ao adquirir 600 embriões de gado por meio do projeto “Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Leite em Alagoas”, parceria entre o Sebrae e a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri).

O projeto, que conta ainda com apoio das empresas In Vitro Brasil e In Vitro Nordeste, tem o intuito de promover o avanço genético dos bovinos alagoanos, por meio da inseminação in vitro, e, desta forma, possibilitar a criação de uma classe profissional de micro e pequenos empresários rurais que vivam com dignidade a partir da atividade leiteira especializada.

Com a obtenção dos embriões, a CPLA está realizando a seleção dos produtores, que devem preencher cadastro, termo de interesse, e estar disposto a fazer todos os exames necessários para a comprovação da saúde do animal, e se os bovinos estão preparados para receber os embriões.

Aldemar Monteiro, presidente da CPLA, comemora a aquisição dos embriões, e afirma que a melhoria genética irá contribuir com o do agricultor familiar de Alagoas: “Nossa intenção é trazer benefício para a vida do produtor. Após o momento de dificuldade no período da seca, essa ação chega em boa hora para incentivar a produção, tenho grande expectativa em relação ao projeto”, disse.

O coordenador técnico da CPLA, Gustavo Ramos, informa que a partir do final desta semana, veterinários da In Vitro junto com técnicos da Cooperativa já iniciem a visita aos agricultores familiares. “Haverá visita aos produtores que se interessaram pelo procedimento, com objetivo de constatar a saúde do rebanho e definir se está apto para receber o embrião.

Crédito da imagem: Globo Rural
CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300