Compartilhe



19/12/2013

NA FESTA DO LEITE

Codevasf reforça investimentos na bacia leiteira do sertão alagoano

Por Ascom Codevasf 
 
Agricultores familiares integrantes da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) foram beneficiados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com a entrega de 15 tanques de expansão e resfriamento de leite e 30 forrageiras trituradeiras. 

Os equipamentos e as máquinas foram expostos durante a 1ª Festa do Leite da Agricultura Familiar em Batalha (AL), realizada pela CPLA, e representam o apoio da Codevasf ao fortalecimento da bacia leiteira no sertão alagoano, que teve a participação ativa da companhia em sua implantação na década de 1970.

“Com esses investimentos, acredito que a Codevasf resgata os anos de ouro da bacia leiteira do sertão alagoano, vividos nos anos de 1970. Até hoje, colhemos os frutos dos investimentos realizados pelo governo federal naquela época, por meio da Codevasf, como a qualidade genética dos animais promovida pelo Centro de Inseminação Artificial implantado pela empresa em Batalha. A partir deste momento, estamos construindo um elo de investimentos muito grande com a companhia, que traz uma série de recursos para reestruturação dessa bacia leiteira para que o produtor familiar tenha esse apoio em sua atividade”, destacou Aldemar Monteiro, presidente da CPLA, entidade que reúne 2,2 mil produtores familiares de leite de 56 municípios de Alagoas em 72 associações. 

Segundo dados da CPLA, a produção leiteira é a segunda principal atividade econômica rural em Alagoas e emprega durante todo o ano cerca de 500 mil pessoas. Um desses produtores é o agricultor Elias Francisco de Oliveira, do município de Jacaré dos Homens, no sertão alagoano. Há dez anos, ele produz leite com a família numa pequena propriedade na zona rural do município e comemora a chegada dos tanques de expansão e resfriamento de leite e das forrageiras trituradeiras.

"A chegada desses equipamentos facilita e muito nosso trabalho, pois permitirá que não fiquemos na mão de atravessadores. O leite se perde muito rápido, em duas ou três horas, e com o tanque poderemos armazenar com qualidade e num período maior para realizar uma venda mais proveitosa para nós produtores. A forrageira também trará muitos benefícios, porque teremos condições de produzir alimento para os animais, espececialmente durante as secas”, apontou.

Para a aquisição e o repasse dos tanques de expansão e resfriamento de leite e das forrageiras trituradeiras, a Codevasf investiu cerca de R$ 276 mil, recursos oriundos de emenda parlamentar.
CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300