Compartilhe



29/11/2010

Cooperativa participa de Festa do Leite em Monteirópolis e Jacaré

A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) foi no último sábado, dia 27, aos municípios de Monteirópolis e Jacaré dos Homens, prestigiar a 4ª Festa do Leite do Povoado Agreste e o 2º Torneiro Leiteiro da Agricultura Familiar de Jacaré dos Homens. As cidades fazem parte da bacia leiteira do estado e têm na agricultura, principalmente na produção de leite, sua base de sustento.

 

Acompanhando o desenvolvimento dos pequenos agricultores da bacia leiteira alagoana a CPLA busca incentivar a permanência do homem no campo e a qualidade de vida. Segundo o presidente da Associação dos Produtores de Leite do Povoado Agreste (Applagreste), no município de Monteiropolis, Adelmo Barbosa, a mudança chegou ao município quando houve a implantação do Programa do Leite. “O governo do estado nos cedeu tanques de resfriamento e assistência técnica. Mas nada seria possível sem o apoio da CPLA”, declarou o agricultor.

 

Há quase um ano a Applagreste tinha uma produção de 280 litros de leite dia, com pouco mais de 20 associados. Hoje são mais de mil litros de leite dia com o mesmo número de associados. “Com o Programa do Leite paga-se mais pelo produto, a figura do atravessador foi eliminada e o melhor, nosso leite é de qualidade porque é pasteurizado pela cooperativa”, reforçou Adelmo Barbosa.

 

O diretor-presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, revelou que foi testemunha da reação dos pequenos agricultores de Monteirópolis. “Viemos várias vezes aqui, reunimos a associação e mostramos como eles são capazes de viver da sua produção. A cooperativa participa do processo de crescimento não só com a captação da produção, mas também com a implantação de projetos como o Balde Cheio”, explicou.

 

 
 Aldemar e o prefeito Mailson Mendonça
Prefeito da cidade, Mailson Mendonça, contou que a vinda da assistência técnica e o fomento da agricultura familiar contribuíram para o inicio de um novo tempo no campo de Monteirópolis. “Temos uma vacada bonita e de boa qualidade. Às vezes as pessoas pensam que o poder público tem a obrigação de fornecer a comida do dia-dia. Nossa obrigação é gerar oportunidade para que nosso povo possa se sustentar. E é isso que com a ajuda da CPLA e do governo estamos fazendo”, destacou.

 

Jacaré dos Homens

 

E em Jacaré dos Homens a história não é diferente. O presidente da Associação dos Produtores de Leite do Alto da Madeira (Applaleite), Sebastião Filho, revelou que a remuneração mais justa pelo produto motivou os agricultores. “Antes da inclusão da nossa produção no Programa do leite comercializávamos o litro por 0,35 a 0,40 centavos, os atravessadores pagavam o que queriam”, revelou.

 

O agricultor contou que em menos de um ano a produção da associação triplicou porque os associados se sentiram motivados a investir e adquiriram mais animais, além de usufruírem da assistência técnica fornecida pela CPLA e pelo Programa. “Nossa produção era de 500 litros dia hoje produzimos 1500 litros com capacidade de produzir ainda mais”, reforçou.

 

Os agricultores familiares de Jacaré também contam com o apoio do governo municipal. O prefeito Junior Ernesto afirmou que está mobilizando outros agricultores para que eles se unam em associações já que o município conseguiu mais dois tanques de resfriamento. “Estamos batalhando para proporcionar o crescimento do nosso agricultor”, declarou Ernesto.

 


 

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300