Compartilhe



23/11/2010

CPLA discute combate à venda do leite clandestino com MPE

O presidente da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro, participou de uma reunião na sede do Ministério Público Estadual (MPE), em Maceió, na manhã desta terça-feira (23), para discutir como será feito o combate à venda de leite clandestino em Alagoas. As ações terão inicio no município de Arapiraca.

 

Durante a manhã, representantes do município de Arapiraca entregaram ao MPE um levantamento dos pontos de venda de leite in natura para que uma ação de conscientização seja feita junto ao pequeno produtor rural e aos comerciantes. “Na realidade, este é um levantamento inicial que vai servir de base para que discutamos o tipo de atuação que vamos ter em relação aos municípios. A ideia é viabilizar uma saída para o problema, minimizando o impacto financeiro para as pessoas que sobrevivem da comercialização do leite”, declarou Aldemar Monteiro.

 

Somente em Arapiraca, foram computados 109 pontos de venda de leite cru em 26 bairros da cidade. De acordo com o documento entregue, foram constatadas condições inadequadas de higiene e de conservação do leite, além da utilização de garrafas PET para coleta, medição e embalagem do produto, aliados à locomoção imprópria, realizada em baldes plásticos.

 

“Nosso objetivo é proteger a saúde da população que consome esse alimento, já que o leite clandestino traz consigo uma série de riscos à saúde. Para isso, iremos sugerir que estes produtores entreguem seu leite para a indústria, onde ele vai ser tratado e devolvido ao produtor para que ele possa vender sem trazer problemas para a população”, explicou a promotora Dalva Tenório.

 

Segundo Aldemar Monteiro, o objetivo da ação não é prejudicar o produtor rural ou o comerciante. “Ressaltamos que este é um trabalho de conscientização direcionado não somente a quem vende o leite, mas também a quem consome. É uma ação completa e que terá o auxílio de produtores de leite de Alagoas, representantes do setor e órgãos de fiscalização”, completou o presidente da CPLA.

 

No encontrou ficou agendado para o próximo dia 10, às 10h, também na sede do MPE, uma nova reunião onde deverá ser exposto dado mais preciso sobre a prática e definidas as ações que serão tomadas para o combate à comercialização do leite in natura. O encontro terá a participação da CPLA, Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipal de Arapiraca, Secretarias de Agricultura do estado e de Arapiraca, Sindicato das Indústrias e Laticínios do Estado de Alagoas (Sileal), e dos promotores Napoleão Amaral e Dalva Tenório, o primeiro da comarca do município de Arapiraca e a segunda do Núcleo do Meio Ambiente.

 

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300