Compartilhe



09/10/2013

DESENVOLVIMENTO

CPLA viabiliza estratégias para fortalecer Bacia Leiteira por meio da reabertura da Camila


A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) se reuniu em sua sede na última terça-feira, dia 08, junto a associados para definir questões que possam fortalecer a cadeia produtiva do leite no estado. A reunião também contou com a presença do deputado estadual Ronaldo Medeiros, que pretende apoiar o setor no projeto de reabertura do parque industrial da antiga Cooperativa de Laticínios Camila, adquirido pela CPLA.

Medeiros pretende, via emenda parlamentar, ajudar o projeto da indústria da CPLA, com repasse do Governo do Estado no valor de R$ 500 mil. Caso a emenda seja emplacada, o subsídio será repassado para a cooperativa no final do ano.

Para a entidade, o apoio fortalece prioritariamente o desenvolvimento econômico da pecuária leiteira. “O projeto não é para CPLA, é para estruturar a Bacia Leiteira. Com a reabertura do parque industrial de Batalha, vamos preencher a lacuna deixada com o fechamento do laticínio Camila”, avalia Aldemar Monteiro, presidente da cooperativa.

Com o fortalecimento das relações junto às políticas públicas, a reabertura vai significar uma nova etapa no modelo de gestão da cooperativa. “Precisamos de um setor industrial que gere renda e competitividade. Vamos encontrar uma nova abordagem ao agricultor familiar e com isso torná-lo mais proativo”, destaca Monteiro.

A CPLA é responsável por intermediar as políticas públicas com quase 3.000 agricultores familiares vinculados ao Programa do Leite, ação do Governo federal em parceria com o estadual, o qual visa melhorar o consumo do produto a pessoas em insegurança alimentar, além de proporcionar estabilidade na renda de quem vive da atividade e fornece ao programa.

 

 

 

 

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300