Compartilhe



24/09/2013

CAPACITAÇÃO

CPLA marca presença em capacitação sobre novo edital do Programa do Leite

 

A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) participou de uma mesa técnica voltada aos gestores do Programa do Leite. O encontro, que ocorreu nos dias 23 e 24 de setembro no Maceió Mar Hotel, foi promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e teve a parceira da Secretaria Estadual da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri). 

Responsável por acompanhar os programas governamentais junto ao MDS, a Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) foi quem acionou a Seagri para sediar o encontro em Maceió, o qual visa capacitar os gestores para as diretrizes do novo edital — previsto para sair ainda essa semana — sobre novos convênios junto à iniciativa.

A proposta do MDS em escolher Alagoas para o encontro, que reuniu gestores do programa dos estados nordestinos e do norte de Minas Gerais, ganhou a admiração da CPLA. “É uma honra vivenciar essa iniciativa do ministério e mostrar o quanto ele se propôs em analisar mais de perto como é conduzido o Programa do Leite e percebê-lo pelo olhar do pequeno produtor”, destaca Aldemar Monteiro, presidente da cooperativa.

Para a coordenadora geral da Sesan, Elenita Correia, o importante é deixar os gestores capacitados sobre essas formalizações. “Achamos importante ir até um estado nordestino e esclarecer alguns trâmites do edital relativos aos prazos e documentos que serão enviados para Brasília, tornando-os aptos para elaborar os planos de trabalho. Além disso, observar especificamente como cada estado se comporta junto ao programa também será fundamental”, explica Correia.

Gerido pela Seagri em Alagoas, o Programa do Leite é uma das modalidades do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do MDS, que tem por objetivo garantir o consumo da bebida em famílias que se encontram em situação de insegurança alimentar, além de estabelecer melhorias na renda da agricultura familiar.

O papel da CPLA é organizar esses produtores para ter acesso ao programa, que atende 80 mil famílias e possui 3.000 agricultores familiares fornecendo o produto em todo o estado.

 

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300