Compartilhe



09/09/2013

RECONHECIMENTO

Políticas de assistência da CPLA são reconhecidas por Governo do Estado


A assinatura da portaria que reconhece Alagoas como região zona livre da aftosa, ocorrida no último dia 6 de setembro, foi a oportunidade do Poder Público estadual e federal vivenciar no Parque da Pecuária, onde aconteceu a solenidade, as ações desenvolvidas pela Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) junto aos agricultores familiares associados à entidade.

Em seu discurso durante a solenidade, o governador Teotonio Vilela Filho destacou a evolução da Bacia Leiteira alagoana com o trabalho desenvolvido pela cooperativa. “A CPLA se empenha em deixar o produtor resguardado ao fornecer ao Programa do Leite. Hoje ele é responsável por fazer circular 80 mil litros da bebida às famílias do Estado”, ressalta Vilela sobre o papel da entidade em organizar os associados junto ao programa governamental, que garante o consumo do leite nas camadas menos assistidas.  

A solenidade de reconhecimento dos rebanhos alagoanos como livres da febre aftosa fez a diretoria da CPLA aproveitar a oportunidade para oferecer um café da manhã para muitos produtores, que deixaram seus rebanhos no interior do estado e foram prestigiar esse marco na pecuária de Alagoas, que contou com a presença do ministro da agricultura, Antônio Andrade.

Na ocasião, o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, destacou o apoio do Governo estadual em estabelecer boas políticas de desenvolvimento da cadeia produtiva do leite. “Agradecemos o empenho do Estado em apoiar principalmente o pequeno produtor. Pedimos ainda que isso se intensifique para que as ações cooperativistas sejam contínuas na Bacia Leiteira, fazendo com que ela se diversifique e garanta estabilidade. Há associados nossos que saltaram sua renda de R$80 a R$1.200”, destaca Monteiro.

E o responsável por essa renda é o associado Marcelo Albuquerque, de Craíbas, agreste do estado, que enxergou na atividade do leite uma aposta para melhorar de vida. Com problemas de saúde ocasionados pela fumicultura, ele mudou para a pecuária leiteira e procurou iniciativas para impulsionar a produção, encontrando essas soluções com o Sebrae/AL, por meio da metodologia Balde Cheio e a assistência técnica intermediada pela CPLA.

“É mais fácil se adequar às tecnologias do campo e não optar em ir para a cidade, algo que eu não queria. Hoje graças ao Sebrae e à CPLA tenho todo o apoio no campo e no meu plantel de 25 bovinos, além da minha família, que são meus pés e minhas mãos”, declara Marcelo. 

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300