Compartilhe



14/08/2013

PNAE

CPLA incentiva produtores a participarem das chamadas públicas municipais


Na busca pela formalização e maior assistência aos produtores de leite nos processos de chamadas públicas, a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) esteve presente na última etapa do projeto Alimentação Certa, promovido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag-AL), ocorrido nesta quarta-feira, dia 14, no Centro Social da federação, em Maceió.

Por meio do encontro, a proposta da cooperativa visa garantir apoio aos produtores de leite na participação dos processos de chamadas públicas, previsto no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o qual destina 30% das compras de produtos venham da agricultura familiar, sejam eles naturais ou industrializados. De qualquer forma, só participa das chamadas agricultores e associações que possuem a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) jurídica.

No caso do leite, que só pode ser comercializado de forma pasteurizada e também por meio dos seus derivados (queijo, iogurte, requeijão etc.), a CPLA estabelece melhor acesso aos laticínios e a tanques de resfriamento. “Trazemos o produtor à cooperativa e o seu leite é recolhido para os tanques de resfriamento das associações parceiras e enviado de maneira terceirizada aos laticínios”, explica o gerente comercial da CPLA, Pedro Lopes.

Solicitados pela Fetag-AL, a cooperativa se apresentou para produtores de leite e associações sem DAP jurídica, disposta a ajudá-los na participação das chamadas.

O projeto Alimentação Certa é uma proposta elaborada pela Fetag-AL, em parceria com a Secretaria Estadual da Educação e do Esporte (SEE), com base em um mapeamento nutricional realizado por onze profissionais da área, visando adaptar o cardápio das escolas e respeitando nas chamadas públicas para a agricultura familiar os itens compatíveis com a produção e realidade local.

 

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300