Compartilhe



26/07/2013

Plano Safra do Semiárido

A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) e demais entidades ligadas à atividade rural no sertão do estado participaram do lançamento do Plano Safra do Semiárido, que aconteceu nesta quinta-feira, dia 25, às 10h, no prédio da Associação Comercial de Maceió. Além das lideranças do Poder Público estadual, o lançamento contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas.

A medida garante injetar na agricultura familiar R$ 7 bilhões, reservado ao Plano 2013/2014. Esse valor será direcionado para promover reservas estratégicas, além de estabilizar a renda de pequenos e médios produtores durante a estiagem.

Trazidos pela CPLA, estavam presentes no lançamento 18 representantes das associações de produtores rurais vinculadas à cooperativa, que ao todo possui 70 entidades parceiras, boa parte delas localizadas no sertão alagoano. Com o plano, serão quase 3.000 pequenos produtores de leite beneficiados.

Contudo, para a diretoria da CPLA é preciso mais esclarecimento na aplicação de tal iniciativa. “A classe produtora está feliz, mas estamos cautelosos com a medida. Não adianta dizer que o plano dará crédito aos agricultores se não foram estabelecidas outras ações emergenciais, como resolver a problemática do endividamento rural”, avalia o presidente da cooperativa, Aldemar Monteiro.

Na ocasião, foi anunciado pelo governador do estado, Teotonio Vilela Filho, o reajuste de 15 centavos no preço do litro do leite, algo que a classe produtora vinha lutando há meses. O reajuste sairá retroativo ao mês de maio.


Foto: Neno Canuto 

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300