Compartilhe



04/07/2013

MDA reconhece trabalho da CPLA em prol da pecuária leiteira em Alagoas

Com 12 anos atuando na busca pelo fortalecimento da cadeia produtiva do leite, a Cooperativa de Produção Leiteira da Alagoas (CPLA), vem recebendo alguns reconhecimentos a nível nacional. O próprio Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) destacou o trabalho da entidade e os diversos projetos já concluídos e os que estão em andamento.

O MDA destaca principalmente os casos concretos realizados pela cooperativa, como a busca por agregar as iniciativas públicas e privadas para garantir melhoria na rentabilidade e assistência técnica ao agricultor familiar.

Um exemplo de sucesso foi a do cooperado Marcelo Albuquerque, produtor de Santa Rosa, zona rural do município de Craíbas, agreste alagoano, que tornou modelo de boas práticas de manejo e assistência técnica no seu rebanho. Ele, atendido pela metodologia Balde Cheio, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), teve a CPLA como intermediadora da empreitada, na qual foi custeada pelo poder público estadual, por meio de Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri).

Com a aplicação da metodologia, hoje Marcelo teve um salto em sua renda mensal de R$70 para um lucro de R$1.800.

“Ter um reconhecimento vindo de um órgão federal nos faz perceber que nosso trabalho está valendo a pena. Os que já foram concretizados e os que estamos trabalhando para fortalecer nossos 3.000 pequenos produtores, nossos laticínios parceiros e toda a pecuária leiteira”, avalia o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro.

Em maio deste ano, Aldemar e uma comitiva foram até Brasília e o MDA teve a oportunidade de reconhecer a trajetória da CPLA. A principal pauta desse encontro foi obter recursos para o projeto de estruturação da fábrica de laticínios da Camila, cujo parque industrial, localizado no município de Batalha, sertão alagoano, estava fechado desde 2009. Adquirida pela CPLA, reabrirá sob a nomenclatura CPLA Leite – Cooperativa da Agricultura Familiar. 

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300