Compartilhe



26/10/2010

CPLA consegue reunir mais de 200 produtores no Proleite

Atendendo o chamado da Cooperativa da Produção leiteira de Alagoas (CPLA) produtores rurais do sertão e agreste do estado compareceram em massa ao Dia do Produtor Rural, do Seminário para Produtores de Leite e Derivados (Proleite).  Grande parte do público foi formado pelos novos associados da cooperativa, os agricultores familiares. Pela manhã foi debatida a importância do consumo do leite em todas as fases da vida, qualidade do leite, preço e bem estar animal.

À tarde os produtores se dividiram em cinco mini cursos entre eles a análise financeira da atividade leiteira com o zootecnista Samer Rodrigues e a escrituração zootécnica da atividade leiteira com o coordenador do programa Balde Cheio em Alagoas, José Sidnei Bezerra. Instalado a pouco mais de um ano em Alagoas o Balde Cheio já trabalha o desenvolvimento de 42 famílias em todo estado.

José Sidnei explicou que o programa tem como objetivo trabalhar a auto-estima do produtor e mostrá-lo que a atividade leiteira é rentável. “Temos quatro lições durante a aplicação do programa: a primeira é a certificação da saúde dos animais; segunda é o produtor anotar todos os gastos e investimentos; terceira é deixar a fazenda aberta para que a metodologia possa ser copiada pelos demais produtores e a última é seguir todo o combinado com o técnico que acompanha o projeto”, afirmou.

Para o coordenador do programa uma das lições mais difíceis é conseguir fazer com que o produtor quebre alguns vícios e veja a produção leiteira como um negócio. “É um trabalho que leva tempo e requer paciência. O Balde Cheio já está em 22 estados e tem experiências de eficiência. Não lidamos com financiamento só com a atitude do produtor rural”, ressaltou.

O diretor presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, foi um dos responsáveis pelo sucesso do dia do produtor rural. Cerca de 200 produtores associados da cooperativa participaram das palestras e cursos. “Conseguimos reunir o máximo de produtores possível. Com essa medida mostramos aos produtores o quanto é importante a padronização do setor, a adoção das  medidas de higiene e outros parâmetros. Foi realmente muito produtivo”, ressaltou.

E nesta sexta-feira, 29, será a vez dos laticínios associados da cooperativa participarem do seminário. O Proleite realizará o Dia do Laticinista e trará da Caracterização dos Queijos Produzidos no Nordeste, Problemas Freqüentes dos Queijos, Boas Práticas para Pequenos Laticinios entre outros assuntos com especialistas do setor. E a partir das 19h é a vez da realização do 6º Concurso Lácteos.

 

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300