Compartilhe



24/05/2013

CPLA vai a Brasília para captar recursos ao projeto CPLA Leite

A diretoria da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) esteve esta semana em Brasília, para reunião que visa obter recursos para o projeto de estruturação e retomada da fábrica de laticínios da cooperativa Camila, cujo parque industrial, localizado no município de Batalha, sertão alagoano, havia encerrado suas atividades em 2009.  Recentemente adquirida pela CPLA, reabrirá sob a nomenclatura CPLA Leite – Cooperativa da Agricultura Familiar.

A entidade se reuniu com dirigentes de entidades governamentais como a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), representantes do comitê gestor do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), além do parlamentar Givaldo Carimbão (PSB-AL).

De segunda até quarta-feira, a CPLA seguiu uma maratona de reuniões que iam desde a captação recursos para implantação do projeto CPLA Leite — que será incorporado à Camila — à busca de linhas de crédito para cooperativas que atuam na agricultura familiar. Acompanhando a diretoria, estava o analista de agronegócios do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae-AL), Marcos Fontes. 

“Vamos priorizar a questão do fomento ao pequeno produtor familiar, pois ele, como principal fornecedor à fábrica, deve ser o maior beneficiado”, afirma o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, ao citar a mudança de vida em 3.000 produtores de leite os quais terão a Camila como compradora direta. Dessa forma, é preciso resgatar toda uma cultura de manejo, assistência técnica e biotecnologia aos rebanhos.

 

 

Sustentabilidade e melhorias na inspeção

 

Ainda nas reuniões junto aos ministérios, foram apresentados planos de ação no âmbito da sustentabilidade e assistência técnica aplicados ao projeto CPLA Leite. O objetivo é que certas técnicas sejam modelo para outros laticínios. Para tal, a CPLA vai fazer cadastro junto ao Sistema Brasileiro Descentralizado de Assistência Técnica e Extensão Rural (Sibrater), do MDA, responsável em inserir essas práticas.

Outro ponto tocado foi a análise situacional da Gestão Operacional da Inspeção de Leite, a cargo do Mapa, em que o setor produtivo discutiu a crise do leite deflagrada pelo caso de fraude no leite no Rio Grande do Sul, para que não ocorra o mesmo incidente com os produtores alagoanos. 

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300