Compartilhe



13/09/2010

CPLA apresenta produtos da cooperativa a diretores de escolas

Mais uma etapa foi cumprida na corrida pela inserção do leite na merenda escolar. Durante esta segunda-feira (13) diversas cooperativas ligadas à agricultura familiar participaram no auditório do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Alagoas (Sebrae/AL) de mais uma etapa da rodada de negócios promovida pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário em Alagoas (MDA). Hoje foi o dia das cooperativas apresentarem seus produtos a diretores e diretoras de escolas das redes municipal e estadual de educação.

 

A Cooperativa da Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) levou o leite integral e a novidade da unidade o iogurte com a marca da CPLA. Segundo o consultor da cooperativa Fernando Sampaio, a lei 11.947 está em vigor desde o ano passado, mas somente agora o governo tomou a iniciativa de torná-la viável. “Essa lei veio para alavancar os negócios no campo e garantir renda para o trabalhador da roça. Queremos desmistificar que Alagoas é só cana. Temos leite, raízes, verduras, frutas, produtos de qualidade e preço justo”, destacou. 

 

Fernando Sampaio revelou que durante este dia além de degustarem os produtos da cooperativa os diretores de escola puderem entender a viabilidade e as vantagens de negociar com agricultores familiares. “Estamos avançando, agora eles já sabem da qualidade dos nossos produtos. No próximo dia 20 os diretores passaram por um treinamento para abrir a Chamada Pública, será neste momento que iremos fechar os negócios. A expectativa é muito boa”, afirmou.

 

A representante do MDA em Alagoas, Sandra Lira, lembrou que anos atrás grande parte desses produtores não teriam condições de efetuar essa negociação porque não podiam participar de licitação. “Grandes empresas se especializaram em licitação da merenda escolar e os produtores sempre ficavam de fora. Com a regulamentação da lei essa realidade vai mudar. Além de fomentar a agricultura familiar, vamos gerar renda no campo e proporcionar alimentação saudável para os alunos”, destacou.

 

Após uma grande campanha de fortalecimento da bacia leiteira do Estado, a CPLA conseguiu trazer para dentro da unidade cerca de 200 pequenos agricultores, que eram apenas fornecedores da unidade. Agora a CPLA é formada de mais de 200 cooperados que participam da mudança da cooperativa e da consolidação do setor.  


 

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300