Compartilhe



01/06/2022 15:43:06

Dia Mundial do Leite: Brasil ocupa terceira posição no ranking mundial de produção

Na data que se comemora o Dia Mundial do Leite, 1º de junho, a cadeia produtiva do leite e derivados se consolida como um setor de grande importância econômica e social para o Brasil. O país é o terceiro maior produtor mundial de leite com produção em 98% dos municípios brasileiros, tendo a predominância de pequenas e médias propriedades, empregando aproximadamente quatro milhões de trabalhadores. 
O país conta com mais de 1 milhão de propriedades produtoras de leite e as projeções do agronegócio da Secretaria de Política Agrícola, estimam que, para 2030, irão permanecer os produtores mais eficientes, que se adaptarem à nova realidade de adoção de tecnologia, melhorias na gestão e maior eficiência técnica e econômica. 
Neste cenário nacional, segundo a Pesquisa Trimestral do Leite do IBGE, atualizada em novembro do ano passado, a quantidade de leite fluido cru, tendo como unidade de coleta o estabelecimento que se dedica à industrialização de leite de vaca e que está sob fiscalização sanitária federal, estadual ou municipal.
De acordo com dados disponibilizados pelo instituto, a quantidade de leite cru, resfriado ou não, adquirido e industrializado no pais em 2021 foi de 25.079.338 litros, tendo o primeiro trimestre de 2022 já produzido 5.883.799 litros.
Alagoas
Em Alagoas, segundo dados repassado pela Adeal, 1.410 propriedades rurais são destinadas a pecuária de leite e 9.416 contam com rebanho misto (leite e corte).
Segundo informações divulgadas pela Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura - Seagri, em outubro do ano passado, o Estado conta com um rebanho de 250 mil vacas e uma produção de leite de mais de 600 milhões de litros e a maior produtividade do Nordeste, sendo Alagoas o Estado que paga o melhor preço por um litro de leite. 
Por meio do Programa do Leite, executado por meio do governo federal com contrapartida do Estado, mais de três mil agricultores familiares fazem parte do programa que beneficia, aproximadamente, 80 mil famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social em todo o Estado.
“O leite é um alimento importante para toda a sociedade brasileira e mundial, sendo uma fonte de saúde que também traz emprego e geração de renda”, destacou Aldemar Monteiro, presidente da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA).

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300