Compartilhe



20/12/2011

Fim de Ano: CPLA reúne cooperados e autoridades

A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) realizou, na noite dessa segunda-feira, 19 de dezembro, a festa de confraternização, que reuniu cooperados, agropecuaristas e políticos, no Parque da Pecuária, em Maceió.

No momento de descontração, o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, aproveitou para fazer um balanço das atividades que movimentaram a cadeia produtiva do leite em Alagoas.

“Esse foi um ano muito bom não só para a cooperativa como também para os produtores e toda a classe. O leite tem um papel muito importante para Alagoas e vamos começar 2012 com pé direito, dando mais assistência técnica ao produtor”, disse Monteiro ao afirmar que será implantado no ano que vem o programa Balde Cheio.

De acordo com ele, o programa já começa forte, com o apoio da bancada federal, em Brasília. O projeto inclui um grupo de 80 pessoas e pretende desenvolver a questão da tecnologia e custeio, a exemplo de construção de tanques. “A CPLA tem um papel muito importante, porque trabalhamos com pontos de inclusão para o produtor participar ativamente do mercado”, emendou.

O secretário de Agricultura do Estado, Jorge Dantas, que compareceu à confraternização, ressaltou os avanços obtidos pela cadeia produtiva leiteira alagoana durante o ano. “O maior avanço, sem dúvida,  foi a ampliação do Programa do Leite, que há 2 anos eram produzidos 53 mil litros e hoje são 80 mil por dia. Principalmente porque são produtores familiares que fornecem esse leite para o programa. Além disso, outro destaque foi a fixação da CPLA como cooperativa de pequenos produtores”, enfatizou.

Para o presidente do Sindicato Rural dos Produtores de Leite de Alagoas (Sindileite), André Ramalho, a classe conseguiu evoluir e amadurecer o relacionamento entre produtores e indústria. “A cultura do associativismo foi bastante difundida e assimilada. O ano de 2011 foi positivo com o fortalecimento das associações de produtores de leite. Alagoas é muito eficiente em produzir leite com produtos de qualidade para importar e exportar”, reforçou.

O presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Álvaro Almeida, falou sobre a importância das capacitações para o fortalecimento dos agricultores alagoanos. “Estamos com  a sensação de dever cumprido. Em 2011, foram mais de 20 mil pessoas qualificadas no campo. Um resultado mais que satisfatório. O produtor alcançou aquilo que ele queria. No próximo ano, vamos viver dias melhores. Estamos com o planejamento pronto e pretendemos produzir muito mais. O Senar nacional teve o compromisso com 10 municípios que receberam ações e em 2012 já estão confirmados 15 municípios que serão contemplados com os programas ‘Útero é Vida’ e ‘Próstata é Saúde’. Esses trabalhos vão começar na nossa querida região da Bacia Leiteira”, completou.

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300