Compartilhe



28/11/2011

CPLA promove associativismo através de consultorias

Com o objetivo de divulgar o associativismo entre os pequenos agricultores do estado, a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) botou em campo dois consultores pecuários para levar desenvolvimento a povoados e comunidades que vivem da produção do leite. Somente nos últimos meses a cooperativa já conseguiu organizar nove grupos de pequenos agricultores que já deram andamento ao processo de formação de novas associações.

Com essa iniciativa, o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, destacou que a cooperativa reforça o compromisso com a promoção social e econômica dos municípios que possuem potencial para desenvolver a cultura, independente de estarem na região da Bacia Leiteira, que compreende Agreste e Sertão. “É através do associativismo que mostramos aos pequenos agricultores como juntos eles são fortes. Organizados em associações eles poderão pleitear melhores preços, benefícios sociais junto ao governo e assim crescer juntos”, destacou.

Nos últimos meses, o consultor Otto Cabral promoveu diversas palestras nos municípios de São Braz, Porto real do Colégio e Quebrangulo. Em São Braz, os vereadores da cidade cederam a Câmara Municipal para que fosse feita a primeira reunião. No primeiro contato com os agricultores, o consultor ressaltou a importância da união e da manutenção da qualidade do alimento.

“Debatemos as obrigações do produtor, manejo, vacinação contra Febre Aftosa, Raiva e Brucelose, ordenha higiênica e condições necessárias para uma melhor qualidade do leite produzido. Buscamos levar informação diferenciada e o retorno dessa ação vem através dos questionamentos. Eles participam bastante”, destacou o consultor.

Mas o trabalho da cooperativa não se resume a formação de associações. A CPLA disponibiliza acompanhamento técnico e busca reorganizar associações que estão com os trabalhos parados. “O potencial de Alagoas para agricultura é muito grande e para desenvolvermos ainda mais precisamos dos agricultores familiares organizados. Somos um dos maiores produtores de leite do país e temos que melhorar nossa qualidade para ganharmos novos mercados”, avaliou Aldemar Monteiro.
CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300