Compartilhe



21/12/2015 14:34:52

DESENVOLVIMENTO

CPLA e Sudene planejam explorar novos programas para melhorar produtividade do leite em Alagoas em 2016
 
A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) pretende em 2016 se inserir em novos projetos de matrizes inovadoras  para melhorar a produtividade e o mercado de  leite alagoano. Após reunião com o diretor da  Sudene,Sergio Alencar, na última sexta-feira,18, o presidente Aldemar Monteiro irá mobilizar a equipe para inclusão da cooperativa em três programas: Plano Plurianual (PPA) 2029 da Sudene, viabilização de Centros Vocacionais Tecnológicos  para produção de palmas forrageiras (CVT) e parceria com Sistema Balcon de monitoramento de produção. 
 
A necessidade de explorar novas modalidades, segundo Aldemar Monteiro, chega para reforçar os trabalhos de reativação da Unidade de Beneficiamento do Leite (UBL).  "São programas  concretos, que podem atender nosso objetivo de inclusão produtiva, além de investir em inovação tecnológica e acompanhamento de toda cadeia produtiva", explicou. 
 
Para Sergio Alencar, diretor de planejamento da Sudene, a cooperativa se enquadra nos requisitos necessários para participação no PPA. "A  modalidade 2029 possui um considerável crédito, com plataformas de implementação de infraestrutura logística voltada para cadeia produtiva, arranjos produtivos e apoio ao associativismo e cooperativismo", esclareceu. Os recursos liberados para o programa são oriundos do governo federal via Ministério da Integração Nacional e podem atingir a marca de R$ 700 mil. 
 
Qualidade de produção
Com o CVT de produção de forrageiras, Monteiro explica que a execução do projeto, inicialmente, poderá ser nas áreas irrigadas do Canal do Sertão, com objetivo final de ampliar a produção de leite para 150 mil litros/dia. 
 
"Os produtores ainda possuem altos custos com a produção de leite, o principal deles é a nutrição do animal que precisa da palma para incrementar a ração. Com esse centro de produção, poderemos estabelecer um meio eficaz de modo sistematizado, gerando redução no custos na produção de leite", justificou Aldemar alegando que  atualmente a produção das cactáceas é uma das grandes preocupações dos produtores devido a escassez de chuvas no estado.
 
O sistema Balcom de comercialização, criado pela Universidade Federal de Campina Grande UFCG/PB é explorado pela agroindústria nordestina como centro de inteligência do setor. Com apoio da Embrapa, a Balcom fornece informações de cotações e tendências do mercado, além de consultorias para gestão de projetos. A CPLA, em 2016, irá se associar a este sistema, firmando um termo de cooperação com objetivo de fornecer dados da produção local e captar ideias inovadoras para o projeto da UBL.
CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300