Compartilhe



14/06/2018 13:26:05

GERENCIAMENTO

Presidente da CPLA destaca importância do gerenciamento da atividade leiteira

Em meio a competitividade e desenvolvimento constante da tecnologia de reprodução da pecuária leiteira, que acelera o ganho produtivo em até cinco gerações do rebanho, por exemplo, o gerenciamento da propriedade, também entre a agricultura familiar, se apresenta como alternativa para obter resultados da classificada “pecuária de precisão”.

Em duas vertentes, segundo o presidente da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), o produtor precisa encarar suas atividades como negócio e em conjunto estipular metas para a gestão  zootécnica e econômica.

“É necessário um visão ampla do sistema de produção para que investimentos sejam feitos no momento e maneira correta. Primeiramente, a organização é a chave para quem pretende melhorar seu sistema de produção”, adverte Monteiro.

A cooperativa, que responde por mais de dois mil pequenos produtores em Alagoas, tem desenvolvido trabalho de orientação, segundo Monteiro, para implantar a cultura entre suas associações.

Nas finanças, a equipe orienta seus produtores a trabalharem com planejamento e registro de fluxo de capital, comercialização da produção, custos, receita e fluxo de caixa.

“Sempre o objetivo é aumentar a capacidade eliminando os altos custos. Isso é possível quando o produtor faz a leitura correta, possui uma organização efetiva e acerta na tomada de decisão”, chama atenção o presidente da CPLA.

Na parte técnica, a cooperativa indica que o produtor tenha 100% de domínio de sua produção e metas.  Nesse caso, é fundamental o gestor considerar a coleta de dados e formação de estatísticas sobre: reprodução dos animais, produção, alimentação do rebanho, mão de obra, aquisição e venda de animais, investimentos em tecnologias, máquinas e equipamentos.

“Com todos os dados organizados e devidamente registrados, é possível ter percepção, por meio de relatórios, sobre a produtividade e qualidade do leite, vacas inseminadas e custos, além dos impactos gerados”, exemplificou.

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300