Compartilhe



04/06/2018 08:41:33

DIA MUNDIAL DO LEITE

Cooperativa enfatiza a importância do consumo e produção leiteira

Insubstituível, completo em nutrientes e proteína para economia. O leite é parte vital do sistema alimentar  e sua produção representa 40% do valor do rendimento global agrícola  com aproximadamente um bilhão de pessoas tirando seu sustento do setor de lácteos.

No Dia Mundial do Leite, comemorado na passagem do 1º de junho, com objetivo de lembrar que o leite é o único alimento que acompanha o homem a vida inteira, entidades reforçam o movimento “Beba mais leite”.

“Leite é segurança alimentar. É um das matérias-primas mais versáteis que se tem informação, sendo um dos mais completos em nutrientes”, diz o presidente da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro, entidade que possui 72 associações reunidas em seu quadro.

No âmbito da produção, a CPLA confirma que a produção obteve significado avanço, nas diversas categorias, do agricultor familiar ao grande produtor. “Há registro de animais produzindo mais de 100 litros por dia. Isso é fruto dos investimentos e grande aposta no setor assim como o fortalecimento da agroindústria do leite”, informou.

Além da  proteção alimentar com os diversos nutrientes, contendo cálcio, proteínas e minerais entre outros componentes nutricionais relevantes, por trás do leite se encontra  o faturamento de 27 bilhões, no mundo, por ano, e a produção, segundo a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) de 34,9 bilhões de litros em 2017, no país, com  preço médio de R$1,32. 

Representando a segunda maior força do setor produtivo de Alagoas, a cadeia produtiva do leite é democrática e a produtividade animal também cresce na agricultura familiar. Uma dos incentivos encontrados pelo pequeno produtor é o Programa do Leite, que absorve 80 mil litros por dia.

 “São milhares de famílias que encontraram uma oportunidade de trabalho com o incentivo do Programa. O leite, legitimado pelo programa, permitiu que os produtores esquecidos no sertão do estado, ganhassem voz e autonomia para trabalhar com o leite. O leite é um alimento fantástico”, completou Monteiro.


CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300