Compartilhe



22/02/2018 12:22:53

ALERTA

Equipe técnica da CPLA alerta para prevenção de mastite no rebanho leiteiro durante o verão

É durante os meses que integram o verão que o aumento de casos  de inflamação nas glândulas mamárias da vaca, a popular mastite,  aumentam devido às altas temperaturas. Nesse período,  o clima quente e úmido são   favoráveis a proliferação de  bactérias e fungos, elevando o índice de estresse animal e gerando prejuízos na produção leiteira.

De caráter contagioso e de fácil transmissão, cuja prevalência está relacionada a fatores ambientais e o manejo das vacas, para evitar casos de mastite no rebanho, o criador e produtor de leite deve investir em boas práticas de ordenha e higiene, como explica o técnico da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas, (CPLA), Glauco Yves.

Em uma produção animal, a sanidade do rebanho deve estar sempre em pauta. Então é possível evitar as inflamações e manter o rebanho sadio com ações de desinfecção antes e depois da ordenha é a nossa principal dica. A higienização deve ser rigorosa. Além disso, no clima quente do verão as vacas podem sofrer o estresse térmico com temperaturas já a partir de 26 graus”, revela o técnico.

As questões ambientais também integram o protoloco anti-mastite, segundo a equipe da CPLA. As vacas, por exemplo,  precisam ter acesso a uma cama limpa, seca e confortável. “Na rotina de prevenção, também é preciso que os tetos recebam proteção antisséptica contra os organismos ambientais e sejam verificados o trânsito de moscas no ambiente. Realizar o teste da caneca de fundo escuro também é um procedimento que deve ser levado em conta”, informa Yves.

Com ameaça de prejuízos e perda de qualidade no leite  ordenhado, a orientação da CPLA é que o produtor leiteiro  procure imediatamente um profissional da veterinária para iniciar tratamento e verificar a infecção do rebanho. "Uma vaca infectada produz menos leite e o volume produzido terá qualidade inferior, podendo ser eliminado comercialmente",  finaliza o técnico.

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300