Compartilhe



01/03/2018 08:46:45

NUTRIÇÃO ANIMAL

CPLA vai em busca de alternativas para produção de farelo de soja

Com os produtores de leite pagando caro para alimentar o gado leiteiro durante quase todo o ano, a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) tem buscado alternativas para  resolver o problema da nutrição animal com  a introdução de ingredientes eficientes  e barato ao bolso do agricultor.

Nesta terça-feira, 27, no município de Jaú, em São Paulo, dirigentes da cooperativa conheceram o processamento de uma multiplataforma que opera o beneficiamento da soja. O farelo do cereal é considerado um dos itens mais completos para incrementar a nutrição animal.

 “O produtor vai ao mercado, mas infelizmente, o preço farelo de soja, de alto teor nutritivo para o produção leite, não  cabe mais no bolso do agricultor familiar que não tem tanto poder aquisitivo para manter a compra. Isso obriga  a improvisar e recorrer a outros insumos pobres em conteúdo nutricional. A CPLA deseja reverter esse quadro de dificuldade”, explica o diretor da CPLA, Aldemar Monteiro.

Durante a visita, Monteiro e o diretor financeiro da cooperativa, Fernando Medeiro, acompanharam de perto o multiprocessamento do equipamento que pode ser a solução para facilitar a vida dos pequenos produtores. O plano da CPLA é colocar o equipamento à disposição, com finalidades múltiplas, junto ao projeto da fábrica de ração própria da CPLA com objetivo de reduzir os custos e manter a qualidade alimentar do gado.

“Estamos estudando a viabilidade econômica em adquirir esse equipamento para introduzi-lo ao nosso projeto de centro de produção de ração. Será uma medida pontual para ajudar a criar um planejamento sólido da dieta animal e acelerar os ganhos em produtividade leiteira”, completou Monteiro.

A planta foi criada pela empresa paulistana LDS Equipamentos Industriais e tem sido requisitada pelas indústrias de produção de concentrados proteicos.O respectivo equipamento possui capacidade para processamento de subprodutos animal, com linha completa de digestor, filtro, bomba de engrenagem esterilizador, prensa triturador e percoladora.

-
CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300