Compartilhe



15/02/2018 15:41:43

GIROLANDO CPLA

CPLA  apresenta projeto de melhoramento genético  à diretora do MCTI

A fim de investir em ferramentas que facilitem a produção leiteira com qualidade e viabilize a pecuária de precisão aos agricultores familiares, a Cooperativa de Produção Leiteira  de Alagoas (CPLA) apresentou o projeto “Girolando CPLA”  no ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), na última quinta-feira, 8.

Na oportunidade, os gestores da CPLA, Aldemar Monteiro e Fernando Medeiros, apresentaram a equipe liderada pela diretora, Sônia Costa,  um apanhado  do Programa e a proposta de injetar ganhos genéticos na reprodução de animais, registro em associação Nacional e  aumento do potencial de produção de leite. “É um projeto inédito na agricultura familiar que vem aflorando a atenção  para importância de trabalhar com a ferramenta genética e incluir  tecnologia ao processo”, comentou o presidente da CPLA Aldemar Monteiro.

A diretora, de acordo com Aldemar Monteiro,  recebeu a demanda da CPLA de forma positiva para avaliação junto a ordem de demandas do ministro Gilberto Kassab. “Mostramos os primeiros passos e efeitos, provando que é possível ter genética de primeira linha com adicional da ciência e tecnologia também na agricultura familiar. O pleito foi recebido com entusiasmo e isso é positivo, uma vez que o modelo Girolando CPLA pode ser aplicado em outros estados”, comentou.

O Programa

O Girolando CPLA,  executado por uma empresa especialista em aprimoramento genético em raças leiteiras, identifica animais superiores, registra-os na Associação Nacional da raça e ajuda ao pequeno produtor a acelerar ganhos genéticos em prol do avanço e inclusão produtiva no segmento leiteiro.

Uma iniciativa própria e  pioneira em melhoramento genético no contexto  da agricultura familiar, o Programa oferece maior preparo e coloca à disposição ferramenta genética aos cooperados da CPLA, revertendo o investimento em genética, ampliando seus rendimentos na atividade leiteira.

Ao promover iniciativas de cunho estruturante para  o pequeno produtor, a CPLA  contribui para o desprendimento de uma atividade sustentável em meio ao setor produtivo do agronegócio em Alagoas. Logo, amplia-se  o leque de oportunidades, ajuda a fixar o homem do campo no meio rural e  livra os agricultores familiares da dependência de programas sociais.

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300