Compartilhe



01/02/2018 14:10:44

COMPETIÇÃO

Agricultura familiar: torneio leiteiro de Associação da CPLA registra parcial de 18kg de leite por animal

O 1º Torneio Leiteiro da agricultura familiar da Associação dos Pequenos Produtores de Palestina já é considerado sucesso de participação e produtividade. A competição iniciada na última quarta-feira, 31, registrou em seu primeiro esgoto a parcial de produção de 18kg de leite na categoria fêmea leiteira adulta e 14 kg por novilha.

O  Torneio recebeu estrutura especial de um pavilhão para acomodar os animais por meio do apoio prestado pela prefeitura municipal, secretaria estadual da Agricultura e Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA).  Os participantes dispõem de amplo espaço para acomodar os animais, executar o manejo e  as ordenhas. No total 30 produtores estão na disputa pelo maior volume produtivo da prova.

Os primeiros números produtivos e a performance das fêmeas animam o presidente a Associação de Palestina, Adalton Silva Leite. De acordo com ele, a força do pequeno produtor,  que também  é referência no estado em produção de leite de qualidade,  tem sido comprovada  durante a competição. 

 “Com um esforço imenso, estamos reunindo os melhores animais da região para comemorar esse trabalho que vem dando certo com o leite. As dificuldades existem, mas  estamos vendo que as vacas estão com boa produção e isso é motivante para todos nós”,  comenta o presidente da Associação de Palestina.

 A cada torneio leiteiro, a CPLA, segundo seu presidente Aldemar Monteiro,  comemora os efeitos  do empenho em produtividade. “Hoje o pequeno produtor, devido a continuidade do Programa do Leite e ao projeto de abertura da fábrica da CPLA, possui maior fôlego para enfrentar  adversidades de produção e do mercado, sabendo que vai ser remunerado pelo seu trabalho de forma digna”,  pontuou Monteiro.

O 1º Torneio da Agricultura familiar de Palestina segue até essa sexta-feira,2, com  dois esgotos oficiais ao longo do dia, sempre com atividades a partir das 6h. Os produtores   proprietários  dos animais vencedores serão premiados com kits de ordenha para o manejo leiteiro.  A programação será encerrada  com apresentações de grupos musicais da região.

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300