Compartilhe



15/01/2018 10:13:18

GIROLANDO CPLA

Programa Girolando CPLA  trabalha  produtividade do rebanho da agricultura familiar

 Investir no rebanho  como ferramenta para agregar valor na produção leiteira. Essa é a filosofia adotada pela Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) para continuar, em 2018, os trabalhos de acompanhamento  técnico do Programa Girolando CPLA. 

 A cooperativa instituiu o programa em novembro passado, em parceria com a equipe  e multiprofissionais do Giro do Gir,  com objetivo de  registrar animais na Associação Nacional do Girolando, além de orientar quanto ao manejo e alimentação dos animais  leiteiro criados pelos cooperados da CPLA. O acompanhamento é feito mensalmente  em uma série de visitas de veterinários, zootecnistas e engenheiros agrônomos.

 Em 2018,  as atividade continuam  com os grupos de produtores subdivididos por região. Durante as visitas,  as plataformas de informações do rebanho da agricultura familiar são abastecidas com os dados genéticos e produtivos do rebanho.  Além de mensurar ganhos, o programa também auxilia na comprovação de animais superiores geneticamente com certificação.

  “O trabalho acontece em função da pecuária de precisão  com objetivo de multiplicar o rebanho e  obter  uma atividade de resultado mês após mês. O programa oferta justamente o que todo produtor deseja: eficiência produtiva no rebanho”  explica o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro. 

Também faz parte do programa o acompanhamento para manutenção de novos animais e seleção da raça  para participar de exposições do agronegócio. “Pela primeira vez  será possível ver um bovino leiteiro criado por agricultores familiares conquistando certificação de genética superior entre as famílias mais nobres do girolando. Isso prova a viabilidade e competência da agricultura familiar também na pecuária de leite”,  comemora Aldemar Monteiro. 

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300