Compartilhe



20/12/2017 11:02:22

SUPORTE TÉCNICO

Girolando CPLA monitora animais superiores no rebanho da agricultura familiar

Lado a lado com o exponencial genético do bovino leiteiro da agricultura familiar, o Programa Girolando CPLA   tem ajudado a identificar  animais superiores para produção de leite e reprodução, além do registro de animais na Associação Nacional da Raça Girolando.

Lançado há um mês entre associações e cooperados, com suporte da equipe especializado em rebanho leiteiro, Giro do Gir, as ações do Programa chegaram a Associação Capelinha, em Major Izidoro. Zootecnistas e veterinários iniciaram os trabalhos de avaliação animal, controle e escrituração zootécnica dos animais pertencentes ao grupo de produtores.

“A meta é identificar animais superiores que ofereçam ganho em produtividade num ciclo curto, podendo agregar valor ao rebanho. Com essa intervenção, o pequeno produtor passa a trabalhar num modelo mais preciso de produção  e ainda aprimora a genética”, explicou Nauber Almeida, líder da Giro do Gir.

A repercussão das ações entre os agricultores tem sido positiva, segundo o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro. “Essa atenção mais concreta aos produtores apostamos que será um divisor de águas na balança produtiva. Com o produtor tecnificado e dono de um gado geneticamente forte é possível tornar a agricultura familiar mais competitiva no setor”, avaliou. "O espírito cooperativista na agricultura familiar tem proporcionado avanço coletivo na produção dos agricultores", completou Monteiro.

A atividade com os produtores da Associação Capelinha beneficiou 20 pequenos produtores de leite da comunidade. O Programa tem a missão de atender aos produtores organizados em associações, levando análises de modelo de criação, correção e implantação de gestão o rebanho. Um time de profissionais capacitado na cadeia leiteira, com quase 10 integrantes, cuidam dos grupos da CPLA. 


CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300