Compartilhe



25/10/2017 11:59:05

MELHORAMENTO GENÉTICO

CPLA  e Giro do Gir discutem melhoramento genético acessível a agricultura familiar

Os diretores da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro e Fernando Medeiros,  receberam a equipe especializada em genética leiteira Giro do Gir, nesta terça-feira  (24), em Maceió/AL.  A conversa foi norteada sobre  formas de melhoramento genético acessível à agricultura familiar.

O foco da Cooperativa, de acordo com o presidente Aldemar Monteiro, é registrar animais dos pequenos produtores no Programa de Melhoramento da raça girolando. “A CPLA possui  a função de ponte entre os pequenos produtores e mercado de genética. Iniciamos algumas experiências nesse campo de reprodução e vamos avançar para que o  melhoramento se torne continuado”,  adianta o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro.

Com o processo de melhoramento genético mais acessível, segundo o representante da Giro do Gir, Nauber Almeida, os pequenos produtores de leite terão maior margem de aproveitamento nas ações de transferência de embriões, inseminação artificial e  monitoramento de touros e fêmeas da propriedades.

“Com o ingresso desses animais no Programa,  a genética leiteira a ser trabalhada ser mais apurada. Também é um processo que deve resultar na produção de leite mais saudável. Sem dúvida poderemos acelerar o ganho genético e promover um salto de qualidade na produção do agricultor”,  comentou o titular da Giro do Gir, Nauber Almeida. 

A Cooperativa  irá estabelecer parceria com a Giro do Gir e outras instituições para disseminar a proposta do melhoramento por meio de ações diretas, no campo,  junto aos produtores.  “Vamos ressaltar a importância de registras animais, valorizar a agricultura familiar para que se consiga agregar valor ao rebanho. Pela primeira vez o produtor ganha a oportunidade de ter acesso ao Programa de forma concreta”,   explica o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro.

 
CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300