Compartilhe



17/10/2017 09:51:53

TORNEIO LEITEIRO

Torneio Leiteiro de Cajá dos Negros reafirma força da agricultura familiar

Produção de leite é a principal atividade econômica de Assentamento situado em Batalha/AL

Durante os três dias de competição,  o 1º Torneio Leiteiro da Comunidade Quilombola Cajá dos Negros, realizado no período de 13 a 15 de outubro,   demonstrou a força produtiva da agricultura familiar. A competição, que possui o apoio da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), chegou a registrar  a média 15 quilos de leite por vaca a cada esgoto oficial sem qualquer forma de estimulante. 

Em clima de confraternização,  os produtores além de mostrar o potencial leiteiro celebraram os avanços produtivos enquanto agricultores familiares. O evento foi prestigiado por diversos produtores de regiões circunvizinhas, além do secretário de Estado da Agricultura, Alvaro Vasconcelos,  prefeita de Batalha, Marina Dantas e Paulo Dantas.

Na oportunidade, representando a direção da CPLA, o presidente Aldemar Monteiro parabenizou a comunidade Cajá dos Negros. “A Agricultura familiar está de parabéns. Cada vez mais a pecuária leiteira se fortalece devido ao desenvolvimento do agricultor familiar. Isso é fruto do programa do Leite,programa esse que é estruturante para nosso estado. A CPLA se orgulha em fazer parte desse processo”, disse Aldemar em discurso aos produtores.

O pódio do 1º Torneio Cajá dos Negros  foi formado pela fêmea adulta Paulista na primeira colocação com produção de 62,2 quilos de leite; seguida da leiteira Quixaba que alcançou 60,6 quilos. Na terceira colocação, a produção de 54,9 quilos de leite da fêmea Pinta Silva fechou as três primeiras posições. Todos os produtores foram  premiados com material técnico de ordenha, baldes e  kits de manejo, além de premiação no valor de R$ 3 mil doado pela prefeitura de Batalha. 

Um dos destaques do evento foi a participação da produtora  Renata Lima, única mulher  da competição.  “A produtora deu um show de desenvoltura na ordenha em meio a maioria de vaqueiros e pecuaristas dominante na prova. Impressionante a facilidade com que a produtora conduzia ordenha, o que demonstra a força do leite na região”, revelou  presidente da CPLA, Aldemar Monteiro. 

Cultura

 Para além das séries de ordenhas, o clima de festividade tomou conta da Comunidade Cajá dos Negros. A cultura afro e costume das famílias moradoras do assentamento foram exibidas nas apresentações culturais do grupo Afro Dandara composto por filhas de produtores do Assentamento.  

Para o produtor Cícero Leite, a realidade produtiva e cultural da comunidade não poderia ter melhor representação.  “Conseguimos nosso objetivo  em levar mais conhecimento para o manejo dos animais, alimentação  e qualidade do leite. Também renovamos nosso compromisso em trabalhar sério  por mais crescimento na produção de leite, além de demonstrar a força da nossa gente com a apresentação”, ressaltou o produtor. 

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300