Compartilhe



26/07/2017 09:33:35

COMPROMISSO



Renan Calheiros se compromete em ajudar CPLA na abertura da UBL 


O projeto de abertura da Unidade de Beneficiamento  do Leite (UBL) da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) ganhou o reforço importante do senador Renan Calheiros (PMDB-AL).  Em visita à Cooperativa, na última segunda-feira, 24, o Senador  se colocou à disposição dos pequenos produtores de leite para  pleitear junto aos Ministérios e governo do Estado recursos   para  colocar a Indústria em funcionamento.


O presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, fez uma rápida apresentação da atual situação  do ciclo leiteiro de produção agrícola familiar, destacando a falta de alternativa  de escoamento da produção e mercado instável para o pequeno produtor. Aldemar também evidenciou a  viabilidade da abertura de UBL como  “âncora” para o setor, podendo triplicar a renda  dos pequenos produtores dentro de três anos.


O senador Renan prometeu se mobilizar pela abertura  da UBL no Senado e junto a Bancada Federal. “Tivemos um vazio muito grande da atividade no Sertão, o que tornou a produção incipiente. Mas Alagoas já é exemplo nacional, do ponto de vista genético, e vamos trabalhar essa questão  junto aos Ministérios, além de dialogar com governo do Estado para que a cadeia leiteira consiga sua autonomia, por meio da Cooperativa,  num futuro rápido”,  declarou Renan aos cooperados da CPLA.


“Vejo isso com grande importância  para que o projeto consiga cumprir seu papel do ponto de vista da indústria, social e na inclusão produtiva”, complementou.


O encontro com dirigentes e produtores da CPLA também foi prestigiado pelo deputado federal Givaldo Carimbão (PHS-AL), um dos autores de emendas que destinaram recursos via Codevasf ao projeto da CPLA. Ele lamentou a baixa na Bacia Leiteira nos últimos anos, mas renovou seu compromisso com a  abertura imediata da UBL.


 “A cadeia foi dizimada pela seca prolongada no Nordeste  e a Indústria da CPLA é uma grande alternativa também por isso.  Conseguimos os equipamentos e agora vamos estruturá-la, numa ação conjunta com o governador Renan Filho e senador Ranan Calheiros, mirando a abertura definitiva da fábrica”,  pontuou.  Carimbão destinou cerca de R$ 30 milhões para aquisição de equipamentos de alta tecnologia.


 Esperança renovada

Com  um mix de produção de bebidas lácteas, queijos, iogurtes, suplementos derivados do leite e com a primeira fábrica de leite em pó do Nordeste, a  UBL da CPLA  segue em fase de montagem dos equipamentos. A ideia é colocar a planta em operação logo após a readequação do prédio e  finalização da lagoa de decantação. O projeto prevê o beneficiamento de 100 mil litros de leite por dia.


Até lá, contando, agora, com o empenho do senador Renan Calheiros, a CPLA e seus produtores seguirão se mobilizando junto ao governo para que a  fábrica entre em operação no primeiro semestre de 2018, segundo o presidente da Cooperativa, Aldemar Monteiro. 


“A abertura definitiva da UBL representa a dignidade do homem do campo,a política de preço mínimo, o estoque seguro do leite e o saber vender na hora certa. Sem contar, que a UBL terá a força necessária para estruturar os elos do pequeno produtor e  a cadeia. São quase 4 mil produtores  sonhando com a abertura da UBL”, apontou. 

-
CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300