Compartilhe



01/08/2011

Cooperativa promove Ação Social em Jacaré dos Homens


Trabalhando o papel social da instituição, a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) começa a por em prática uma série de ações sociais voltadas para a saúde e bem-estar dos associados. No próximo dia 09 de agosto a comunidade da Ribeira, zona rural do município de Jacaré dos Homens, distante 179 quilômetros de Maceió, vai receber uma equipe médica da Clínica Oculare, que realizará exames oftalmológicos gratuitamente.

A ação visa combater a cegueira causada pelo glaucoma, doença que aumenta a pressão no olho, danifica o nervo óptico, e pode causar até a perda total da visão. A iniciativa da cooperativa não foi por acaso, além dos associados não terem acesso a esse tipo de assistência foi constatado que parte dos cooperados fazem parte do grupo de risco da doença. A maioria dos pequenos produtores está na faixa etária acima dos 45 anos e parte deles são remanescentes de comunidades quilombolas.

O presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, explicou que a ação vai percorrer outras comunidades até outubro, quando se encerra a primeira etapa do projeto. E todas serão realizadas em parceria com as prefeituras municipais. “Estamos batalhando para levar outros serviços às comunidades. Na verdade, nosso intuito é proporcionar qualidade de vida aos nossos associados e sabemos que não basta só incentivar a produção de leite, temos que agir socialmente”, destacou Monteiro.

Os associados e seus familiares passarão por exames médicos, se necessário receberão medicamentos, e os casos mais graves serão encaminhados à sede da clínica em Maceió, onde o tratamento será acompanhado pela cooperativa. O diagnóstico e o tratamento precoce do glaucoma podem prevenir a cegueira.

 

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300