Compartilhe



09/06/2017 10:57:27

NOVA CADEIA

CPLA integra projeto de expansão da cadeia do leite em Cajueiro

 Nova bacia leiteira promoverá  inclusão produtiva de mais de 50 pequenos produtores


 A força do agronegócio do leite de Alagoas está prestes a também transformar realidade produtiva no município de Cajueiro. Com o declínio das atividades canavieiras na região, responsável por empregar centenas de pequenos agricultores, o Município decidiu repensar sua atividade rural e resolveu oferecer condições estruturante para  instituir uma nova baceia leiteira de ordem agrícola familiar.


  A viabilidade do projeto de expansão da cadeira   foi discutida na última quinta-feira,8, num evento, na Câmara de Vereadores de Cajueiro,  com a participação de produtores  interessados a ingressar no setor, prefeitura e parceiros. A alternativa produtiva apresentada contou com 100% de aprovação dos agricultores familiares. 


“Estamos entusiasmados com esse projeto que tem tudo pra dá certo e resgatar a nossa atividade no campo, emprego e renda. Estávamos passando por um dos momentos mais críticos, com perda de roças, mas acredito em uma nova vida produzindo leite. Vamos abraçar essa oportunidade”, relatou o produtor Genésio dos Santos durante a reunião.


 O projeto terá seu ponto de partida com a exploração de linhas de crédito – apresentados na ocasião pelo Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste - para que os agricultores possam adquirir matrizes de potencial genético para começo imediato de coleta de leite.


 “Constatamos a presença forte da bovinocultura na Região e associamos aos impactos positivos que o leite tem gerado aos índices socioeconômicos nos municípios. Iremos viabilizar a atividade sob o prisma da sustentabilidade  frente a capacidade de abastecimento dessa mesma produção pelo mercado, sua distribuição e competitividade com objetivo de  recuperar a produtividade do setor no município”, informou o prefeito de Cajueiro, Palmery Melo.


  Além da viabilidade de crédito com linhas específicas, os produtores também receberão apoio do governo do Estado para o melhoramento genético dos animais e contarão com o trabalho  da Cooperativa de Produção  de Leite de Alagoas (CPLA) para organização das Associações de Produtores e orientação assistência técnica.


 “Sem dúvida a cultura do leite vem para fortalecer toda a região do Vale do Paraíba e ativar a competência da agricultura familiar para a pecuária leiteira desses pequenos produtores. Soma a favor dos produtores  a questão de clima  favorável, orientação e estrutura necessária para que  consiga-se viver do leite”, pontuou o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, que também enfatizou a importância da filosofia associtivista e cooperativista para coordenar as ações.


 Novo ciclo

 O ciclo produtivo da cadeia de Cajueiro terá seu ponto final com escoamento, industrialização e comércio do leite por meio da Fábrica de Laticínios e unidade Agroindustrial Renascer, reaberta recentemente. A unidade possui capacidade de processar 30 mil litros de leite e entra em funcionamento com o status de rota oficial  de recebimento do leite para operação de programas sociais, como o Programa do Leite.


 Wilson Amaral, proprietário do Laticínio Renascer ressalta a expectativa positiva da nova bacia leiteira. “Vejo como um grande reforço para o volume de leite da região. A fábrica não medirá esforços para atender as demandas da cadeia de Cajueiro”,  revelou Amaral. 

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300