Compartilhe



06/06/2017 13:41:33

NOVA FASE

CPLA salienta compromisso nos pagamentos do Programa do Leite

 

Em uma nova e importante fase, o Programa do Leite em Alagoas  mais uma vez consegue se reinventar, levar dignidade aos pequenos produtores de leite e livrar dezenas de famílias da fome. Resistente à recessão econômica, o Programa, que protagoniza papel propulsor na atividade leiteira, segue  estável,   com  pagamentos e fornecimentos honrados.

 A política de valorização adotada pelo governador Renan Filho é motivo de alegria para os pequenos produtores organizados pela Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), principalmente aqueles afetados pelos efeitos da estiagem prolongada no Nordeste. A Instituição reitera a importância dos esforços do executivo para manter a produtividade do homem do campo. 

“A retomada do setor começa com esse modelo de trabalho presente e compromissado que foi empreendido pelo governo. Sem isso, após a seca,  que tornou inviável tirar leite,  não seria possível pensarmos em  inclusão produtiva. Agradecemos o cuidado e efetividade das ações para com a manutenção do trabalho do agricultor familiar”,  salientou o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro em nome dos produtores e Associações da CPLA. 

Também é motivo de satisfação  para a CPLA  o trabalho conjunto com a gestão do Programa coordenada pela Secretaria de Agricultura. “É importante trabalhar dentro da nossa realidade. A equipe do Programa do Leite tem sido um importante aliado para evitar o desaceleramento do Programa em meio a crise. Estamos firmes e confiantes na continuidade do Programa, com a certeza da remuneração  e avanço”, pontuou Monteiro.

 Sobre o Programa

Nem só de leite sobrevive o programa. Ao longo de seus 15 anos de operação em Alagoas, desde sua face municipal, o produtor de leite viu seu rebanho aumentar e o volume de leite triplicar após os serviços  de assistência técnica, reprodução animal e custeio de insumos.

 Apesar do decréscimo no volume produtivo e registro de ausência temporária de produtores, como resultado indigesto da seca, o Programa ainda alimenta a esperança de dias melhores no cenário pós-seca pelo preço fixo em meio as inconstância do mercado.  

Atualmente o governo do Estado coleta 50,5 mil litros, coletados  quatro vezes por semana, no valor de R$ 1,28 pago ao produtor por litro. Famílias dos 102 municípios são atendidas com distribuição gratuita do leite. 

 

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300