Compartilhe



24/05/2017 14:10:28

DEMOCRATIZANDO

CPLA se associa à maior entidade  do Girolando no Brasil

Em busca de melhorias reprodutivas para o rebanho de seus cooperados, a direção da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA)  assinou na última sexta-feira, 19, o termo de associação  à maior entidade da raça girolando no Brasil, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.

Com a entrada da CPLA para a Associação Nacional, de acordo com seu presidente, Aldemar Monteiro, os pequenos produtores passam a acompanhar o quadro de desenvolvimento da raça de forma democrática.

“Teremos mais acesso aos projetos de trânsito nacional, e o mais importante: garantia da identidade animal por meio do Registro Genealógico. O  maior ganho é a comprovação do valor genético dos animais”,  revelou.

Com o registro dos animais e maior valor agregado, a Cooperativa poderá obter maior controle da população bovina de seus produtores. “A partir desse momento, poderemos acompanhar mais de perto, com estatística ajuda da produção, para que realmente os produtores consigam atingir seu ápice de qualidade com aprimoramento  genético”, analisa.

Uma outra vantagem de se ter o gado registrado na Associação, é a isenção de impostos quando comercializados. A participação em programas governamentais, tendo  subsídio no processo de melhoramento genético do rebanho também faz parte dos benefícios. A estimativa da CPLA é de que a incorporação gere um aumento de 20 a 40% na produção. 

 

Apoio

O processo de Associação da CPLA ao Girolando  contou com o apoio  da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA). O presidente  Domicio Silva acompanhou o termo de assinatura que aconteceu durante em paralelo as atividades da 7ª Expoalagoas Genética, em Maceió/AL.

 

Na oportunidade, Domício Silva, enfatizou a necessidade de regulamentação da raça com objetivo de evolução produtiva. “É interesse comum reconhecer e regulamentar a criação do Girolando pelos pequenos produtores. É uma raça provada, de extremo potencial e que também está a serviço dos pequenos produtores  com investimento em genética de ponta. Ganha a CPLA, seus produtores e Alagoas”, declarou Domicio, parabenizando o feito. 

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300