Compartilhe



04/04/2017 11:16:15

MILHO

CPLA vive expectativa de repasse de milho prometido por Michel Temer

Há pouco mais de 40 dias esperando pela liberação das 250 mil toneladas de milho para o Nordeste, como prometido pelo presidente Michel Temer em fevereiro passado,  os produtores da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) aguardam  com grande expectativa a liberação do milho pela Conab. O grão deverá ser vendido ao preço de R$ 33,00. 

Após cobranças do senador Benedito de Lira (PP-AL) em discurso no plenário do Senado Federal na última quinta-feira,29, o imbróglio do milho para o Nordeste está perto de uma solução. O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, em audiência  com Benedito de Lira assegurou que a portaria  autorizando a liberação do estoque de milho da Conab seria publicada no Diário Oficial da União até esta quarta-feira (5).

Para o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro,  o status da situação do pequeno produtor de leite é urgente e a causa precisa vencer qualquer tipo de burocracia. “A liberação do milho é essencial para alimentação do gado e a causa precisa de atendimento preferencial. O problema da estiagem no Nordeste é crônico e, acreditamos, que só pode ser reparado com ações desse porte”, disse o presidente.

Apenas sobrevivendo do bagaço da cana misturado com a palma, a maioria dos agricultores familiares da Cooperativa está sendo sufocada pelos efeitos da seca. Sem água e comida para alimentar o gado, muitos já se desfizeram do rebanho ou já encontraram animal morto no pasto, além de registrar déficit na produção diária do leite. 

-
CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300