Compartilhe



22/07/2011

Cooperativa busca sensibilizar presidenta Dilma para aumentar Programa do Leite

A visita da presidenta Dilma Rousseff a Alagoas está movimentando o setor rural. Dilma vem acompanhada de vários ministros, entre eles, o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA) Afonso Florence, e a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), que responde pela distribuição do Programa Social do Leite, vai aproveitar o momento para reivindicar mais uma vez a ampliação do programa em Alagoas.

Em junho o governo estadual anunciou que o programa passaria de 63 mil litros de leite para 80 mil beneficiando milhares de famílias em risco nutricional em todo estado. Mas a CPLA, que representa centenas de agricultores familiares, quer mais. A exemplo do estado do Ceará, Alagoas quer praticamente dobrar esse número passando para 150 mil litros de leite. O Programa do Leite é uma das vertentes do  Programa Brasil Sem Miséria do Governo Federal, que visa promover também a agricultura familiar.     

 O presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, garantiu que a cooperativa tem estrutura suficiente para distribuir o leite do programa, mesmo com o dobro da demanda. Além dos mais de duzentos pequenos agricultores a cooperativa tem 16 laticínios associados, o que garante a compra do leite e a logística na distribuição. “O programa do leite tem mudado a realidade da agricultura familiar alagoana e ainda das comunidades carentes que são beneficiadas com o alimento. Queremos sensibilizar o Ministro do Desenvolvimento Agrário para esta causa. Alagoas precisa muito desse incentivo”, frisou Monteiro.

Alagoas tem atualmente 36 mil produtores de leite e 90% são pequenos agricultores. A Cooperativa em parceria com o Governo Estadual recolhe o leite de 52 tanques de resfriamento distribuído por todo estado, principalmente nas regiões Agreste e Sertão de Alagoas. E o melhor de tudo paga o preço justo. O agricultor, que antes era refém dos atravessadores, recebe R$ 0,75 pelo litro do leite, um ganho de 50%.

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300