Compartilhe



21/12/2016 16:28:02

RECUPERAÇÃO


CPLA fecha 2016 com expectativa de recuperação para o setor leiteiro

Acompanhando a maré negativa causada pela crise política e econômica no Brasil,  a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), responsável por quase 4 mil pequenos produtores de leite em Alagoas,   foi uma das cooperativas afetadas diretamente em Alagoas, sendo obrigada a "arrumar a casa" e usar da criatividade para manter seus compromissos com os cooperados. 

Apesar de adotar medidas para tentar driblar a crise, a cooperativa e seus cooperados foram castigados pelo impasse e contingenciamento de recursos no repasse do Programa do Leite pelo governo   federal. “Foi preciso a intervenção do governo do Estado e Seagri para evitar uma catástrofe no setor, com mais de 30 dias sem receber e Programa paralisado”, relatou o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro.

  A seca e alta dos preços de insumos também somaram para agravar a situação. Grãos como milho, soja e sorgo estiveram  escassos no mercado e geraram impacto negativo  para a produção leiteira. “Tivemos produtores se desfazendo de animais para colocar as contas em dia e encontrar meio para alimentar o gado. Foi um ano difícil e com uma indigesta necessidade de reajustar-se ao momento”,  disse o presidente. 

O produto do  imbróglio causado pela ‘crise’ foi o registro do desligamento de alguns produtores. “A cooperativa compreende a  situação difícil e lamenta  as dificuldades, porém acreditamos que estamos construindo uma retomada na Bacia Leiteira com a continuidade do Programa do Leite e avanço da UBL da CPLA”,  atesta o presidente, reconhecendo o potencial da Unidade de Beneficiamento do Leite (UBL) de recuperar o setor.

 2017 

Para 2017, uma das apostas da CPLA é o projeto da Unidade de Beneficiamento do Leite (UBL) que ganhou mais forças  com a chegada da planta automatizada, com tecnologia de última geração,  na última sexta-feira,16. O equipamento foi adquirido com  recursos  liberados pelo governador Renan Filho e emendas de autorias dos deputados Givaldo Carimbão e Francisco Tenório.

 O projeto irá colocar uma indústria de derivados lácteos, em Batalha, com queijaria automatizada,  leite condensado, leite em pó, leite UHT, iogurtes e bebidas lácteas. A unidade será responsável por  absorver o excedente do leite da agricultura familiar, beneficiar 200 mil litros por dia e ainda gerar 300 empregos diretos. A expectativa é que a fábrica entre em operação até o  fim de 2017. 

  Na parte técnica,  a dinâmica de assistência técnica continua com projeto de melhoramento genético, análise da qualidade do leite e  consultorias sobre sistemas de adubação orgânica. 

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300